Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Grupos de Pesquisa
conteúdo

Grupos de Pesquisa

por Daniel Oliveira publicado 22/04/2016 01h22, última modificação 22/08/2019 09h21

Resumo: O grupo de pesquisa do IFMG campus Congonhas tem como objetivo contribuir, por meio do conhecimento científico, da execução de projetos de pesquisa, de parcerias com empresas da região do Alto Paraopeba e prestação de serviços de consultoria, para o desenvolvimento industrial, solução de problemas e gestão operacional. As atividades do grupo estão concentradas em 3 áreas de atuação: Logística; Simulação e Otimização de Sistemas; Planejamento e Controle da Produção.

Coordenador (a): Silvia Maria Santana Mapa, silvia.mapa@ifmg.edu.br

Sub- Coordenador (a): Renata Veloso Santos Policarpo

Ano de formação: 2015

Contato: pesquisaep.congonhas@ifmg.edu.br

Área: Engenharias; Engenharia de Produção

Linha de pesquisa: Indústrias extrativas e de transformação

Pesquisadores envolvidos: Camila Gonçalves Castro, Farney Vinícios Pinto Souza, Jefferson Januário Mendes Mestrado, Renata Veloso Santos Policarpo Doutorado, Robert Cruzoaldo Maria, Silvia Maria Santana Mapa

Alunos envolvidos: Ana Luiza Cordeiro Pereira, Clárison Gonçalves Gamarano, Danilo Augusto Pereira de Sá, Guilherme Alcântara Pinto, Henrique Caixeta Brigolini, Icaro de Souza Medeiros Barbosa, Josemar Coelho Felix, Karina Araújo Milagres, Luciano Wallace Gonçalves Barbosa

Cadastrado no CNPq: SIM

Parceria: VSB - Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil


Núcleo de Pesquisa em Processos e Produtos Siderúrgicos

Resumo: O Núcleo de Pesquisa em Processos e Produtos Siderúrgicos está desenvolvendo os seguintes trabalhos de pesquisa: - Desenvolvimento de modelo matemático para minimizar o custo de produção do aço líquido no Forno Elétrico a Arco; - Utilização de Redes Neurais Artificiais para previsão do teor de silício no ferro gusa líquido produzido nos Altos Fornos; - Estudo do envelhecimento estático no arame de aço carbono comum e microligados; - Estudo do tratamento termomecânico durante a laminação do fio máquina microligado ao nióbio; - Preparação e ministração de cursos complementares sobre o processo siderúrgico para alunos de engenharia mecânica e engenharia de produção.

Coordenador (a): Felipe Farage David, felipe.farage@ifmg.edu.br

Sub- Coordenador (a): N.A.

Ano de formação: 2015

Contato: felipe.farage@ifmg.edu.br

Área: Engenharias; Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Linha de pesquisa: Metalurgia, Siderurgia

Pesquisadores envolvidos: Felipe Farage David, Sayd Farage David, Renan Carreiro Rocha

Alunos envolvidos: Diógenes Sena de França e Silva, Guilherme de Souza Paiva, Gustavo Magela Melchiades, Lucas Adriel Elias Ferreira, Otávio Apolinário dos Anjo

Cadastrado no CNPq: SIM

Parceria: N.A.


Pensando a Educação Física Escolar

Resumo: O grupo surgiu, originalmente, fora da Instituição (IFMG) entre a interação pedagógica de professores de Educação Física da região metropolitana de Belo Horizonte. Com o tempo os docentes do IFMG passaram a guiar as prática científicas do grupo e desenvolver a agenda dos participantes com encontros de formação, debates e desenvolvimento de pesquisas.

Criado em 2012 a partir de um desejo de professores e professoras de Educação Física atuantes na educação básica, o Pensando a Educação Física Escolar se coloca como um espaço de produção de saberes, reflexões sobre a atuação profissional e formação para docentes. Um exercício contínuo de pensar a Educação, a partir da disciplina Educação Física sem se restringir a ela. Configuramo-nos como um grupo que investiga, reflete e intervém visando contribuir na qualificação da Educação, disseminação do conhecimento e formação a partir da troca. O objetivo do GEPPEFE é proporcionar um espaço de produção e disseminação do conhecimento no que tange a Educação Física Escolar, alinhando ensino, pesquisa e extensão. Visa a produção do conhecimento conexa a atuação e voltada a formação continuada.

Coordenador (a): Luiz Gustavo Nicacio

Sub- Coordenador (a): Rodrigo de Oliveira Gomes, rodrigo.gomes@ifmg.edu.br

Ano de formação: 2013

Contato: gepefes@googlegroups.com

Área: Educação, Educação Física.

Linha de pesquisa: Educação, Educação Física.

Pesquisadores envolvidos: Admir Soares de Almeida Júnior, Eliene Lopes Faria, Gabriela Baranowski Pinto, José Porfírio de Araújo Filho, Laura Fernanda Rodrigues da Rocha, Luciano Jorge de Jesus, Luiz Gustavo Nicácio, Marcos Miguel Guimarães Campos, Marie Luce Tavares, Rodrigo de Oliveira Gomes.

Alunos envolvidos: N.A.

Cadastrado no CNPq: SIM

Parceria: Escola de Educação Física UFMG


Energia e Superfícies

Resumo: N.A.

Coordenador (a): Fabricio Carvalho Soares

Sub- Coordenador (a): N.A.

Ano de formação: 2014

Contato: fabricio.soares@ifmg.edu.brvivienne.falcao@ifmg.edu.br

Área: Engenharias - Engenharia de Energia, Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Linha de pesquisa: Desenvolvimento de técnicas de recobrimento para melhoria da eficiência energética e de equipamentos.

Pesquisadores envolvidos: Fabrício Carvalho Soares, Jose Roberto Tavares Branco, Diego Oliveira Miranda, Vivienne Denise Falcão, Thiago Augusto Araujo Moreira.

Alunos envolvidos: Otávio Apolinário dos Anjos

Cadastrado no CNPq: SIM

Parceria: N.A


Estudos Multidisciplinares em Polímeros, Compósitos & Design

Resumo: O grupo foi criado em 2016 com objetivo de reunir pesquisadores provenientes de diferentes áreas acadêmicas (designers, engenheiros, químicos, etc.) com interesse no estudo, processamento e desenvolvimento de materiais poliméricos e compósitos. Além do estudo e desenvolvimento de projetos aplicados com o uso desses materiais. Busca ainda promover a integração de alunos de Iniciação Científica, graduação, pós-graduação lato e strictu sensu, pesquisadores e professores do IFMG com colaboradores e pesquisadores externos. 

Coordenador (a): Artur Caron Mottin

Sub- Coordenador (a): N.A.

Ano de formação: 2016

Contato: artur.mottin@ifmg.edu.br

Área: Engenharias; Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Linha de pesquisa: 1. Novas tecnologias de fabricação digital ; 2. Polímeros de fontes renováveis & biopolímeros; 3. Projetos e desenvolvimento de produtos 

Pesquisadores envolvidos: Artur Caron Mottin, Caroline Salvan Pagnan ,  Eliane Ayres, Gisele Rodrigues da Silva,  Janaina Cecília Oliveira Villanova,  Mercês Coelho da Silva, Patrícia Santiago de Oliveira Patricio,  Robert Luiz Gomes.

Alunos envolvidos: Daniel de Souza Gamarano,  Liliane Cruz Gomes de Souza Santos.

Cadastrado no CNPq: SIM

Parceria: UEMG