Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Congonhas realiza Festival da Quitanda
conteúdo

Notícias

Congonhas realiza Festival da Quitanda

publicado: 10/05/2019 21h34, última modificação: 10/05/2019 21h39

O 19° Festival da Quitanda acontecerá no dia 19 de maio e, este ano, terá um novo cenário: a Igreja São José Operário e o seu entorno. Uma viagem gastronômica começará no pé da Ladeira Bom Jesus, levando os visitantes até as delícias das quitandeiras e dos quitandeiros de Congonhas e região.

 Noite de Caldos e Violas

Como acontece todo ano, a noite que antecede a festa, dia 18 de maio, será dedicada aos caldos e à viola, para aquecer o público para a chegada do inverno. A programação, com início a partir das 20 horas, contará com apresentações musicais e pratos típicos.

 Festival de Quitanda

O evento irá receber as quitandas tradicionais e artesanais de Congonhas e das principais cidades vizinhas, como Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Jeceaba, Lagoa Dourada, Ouro Branco, Piranga, Sabará e São Brás do Suaçuí. Iguarias como o cubu e o chá de congonha serão oferecidos aos visitantes.

Apresentações culturais e musicais, que remetem às tradições rurais das cidades do interior mineiro, vão embalar a festa. Será realizado, ainda, o tradicional concurso de quitandas nas categorias Prata da Casa (melhor quitanda de Congonhas), Comércio Especializado (melhor quitanda entre padarias e confeitarias participantes) e Melhor Stand (melhor ornamentação da barraca).

Além de fomentar a cultura e a gastronomia, resgatando e preservando a culinária mineira, as tradições do campo e as antigas receitas das fazendas da região, o Festival da Quitanda também promove o empoderamento das(dos) quitandeiras(os) e o fortalecimento dos seus negócios como uma fonte de renda.

Data
Programação
Sábado
(18/05)
20h30: Adriana Farias
23h: Tribo de Gonzaga
Domingo (19/05)
10h: Grupo de Congado Marujo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
11h: Grupo Força Vocalis
12h30: Cortejo com o grupo de canto e dança Negro por Negro
13h30: Premiação do Concurso de Quitandas
14h: Chico Lobo
16h: Banda Carpiah
 
Texto adaptado e originalmente publicado pela SECOM no Site da Prefeitura de Congonhas (https://www.congonhas.mg.gov.br/index.php/festival-da-quitanda-resgata-tradicoes-da-culinaria-mineira/)
registrado em: