Você está aqui: Página Inicial > Curso de Licenciatura em Física do IFMG Campus Congonhas realiza visita técnica no CDTN e à UFMG.

publicado: 03/07/2023 14h49, última modificação: 03/07/2023 16h43

No último dia 29 de Julho, os estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFMG Campus Congonhas tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN) e à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O principal objetivo da visita foi estimular o conhecimento e a aplicação dos conteúdos aprendidos em sala de aula, proporcionando aos alunos uma experiência prática.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes instalações do CDTN, como o Reator Nuclear Triga, utilizado para pesquisas, bem como os Laboratórios de termofluidos e Irradiação Gama. Além disso, receberam orientações sobre os cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado oferecidos pelo CDTN, abrindo caminho para possíveis aprofundamentos futuros em suas carreiras acadêmicas.

Uma palestra intitulada "CDTN e suas contribuições para a sociedade" foi ministrada durante a visita, abordando as diversas aplicações da tecnologia nuclear, como na agricultura e no meio ambiente, destacando assim o impacto dessa área no mundo real.

Em seguida, os alunos foram direcionados para o Departamento de Física da UFMG, localizado no Instituto de Ciências Exatas (ICEX), onde participaram de uma palestra com o professor Nelson Yokomizo, cujo tema foi "Relatividade Geral". Essa oportunidade proporcionou aos alunos a chance de ampliar seus conhecimentos e explorar conceitos avançados dentro do campo da física.

A organização da visita técnica ficou a cargo dos professores Arilson Paganotti e Jeferson Suela do DEPAFIS do IFMG Congonhas. Além disso, vale ressaltar que alunos dos 1º, 3º, 5º e 7º períodos do curso de Licenciatura em Física participaram dessa experiência enriquecedora.

Para Arilson Paganotti, professor do curso, a visita técnica proporcionou não apenas a interação entre os alunos e o acesso a laboratórios de pesquisa avançados, mas também despertou a curiosidade em áreas de conhecimento que, por vezes, não são aprofundadas ao longo do curso. Essa oportunidade contribuiu para o enriquecimento da formação dos estudantes e ampliação de suas perspectivas acadêmicas.

registrado em: