Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta Seleção de Preceptores para o Programa de Residência Pedagógica no IFMG Campus Congonhas - Licenciatura em Pedagogia

publicado: 06/06/2023 15h14, última modificação: 06/06/2023 15h14

O Programa de Residência Pedagógica é uma iniciativa que faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, visando aprimorar a formação prática dos estudantes de licenciatura. Uma das instituições que promove esse programa é o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que lançou o edital para seleção de preceptores. O projeto institucional do IFMG, intitulado "Conhecimento, prática e engajamento profissional na formação de professores do século XXI", busca fortalecer a parceria entre as licenciaturas oferecidas pela instituição e as escolas de Educação Básica.

O programa tem diversos objetivos que buscam incentivar a formação de docentes para a educação básica, promover a relação entre teoria e prática, adequar os currículos dos cursos de licenciatura às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fortalecer a parceria entre as instituições de ensino superior e as escolas públicas e valorizar o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.

O processo seletivo para os preceptores do programa segue o seguinte cronograma:

• Período de inscrições: até 07/06/2023 (com envio da carta de intenção)
  • Esclarecimentos do Edital: Dúvidas podem ser enviadas até a data de encerramento das inscrições para o e-mail rp.congonhas@gmail.com.
  • Divulgação do resultado preliminar: 12/06/2023
  • Recursos do resultado preliminar: até 13/06/2023
  • Divulgação do resultado final: a partir do dia 14/06/2023

Será disponibilizada uma vaga para Professor Preceptor bolsista no curso de Licenciatura em Pedagogia, oferecido pelo IFMG Campus Congonhas. A bolsa terá duração de nove meses, com um valor mensal de R$1.100,00.

Os candidatos interessados em participar da seleção como preceptores devem atender aos seguintes requisitos:

• Ser aprovado no processo seletivo do Programa realizado pela instituição de ensino superior.
  • Possuir licenciatura na área do subprojeto.
  • Ter experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica.
  • Ser professor na escola-campo e estar atuando em sala de aula no componente curricular correspondente à habilitação concedida pelo curso que compõe o subprojeto.
  • Ter disponibilidade de tempo necessário para realizar as atividades previstas no projeto.
  • Firmar termo de compromisso com a CAPES.
  • Cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Capes de Educação básica.

As inscrições devem ser realizadas até as 23h59min do dia 07 de Junho, por meio do envio da carta de intenção para o e-mail rp.congonhas@gmail.com. A seleção ocorrerá em duas fases, sendo a primeira a análise de documentos e a segunda a redação de uma Carta de Intenção. A classificação será baseada na nota obtida na Carta de Intenção, conforme o barema estabelecido no edital.

O Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Minas Gerais visa fortalecer a formação prática dos futuros professores, proporcionando uma imersão nas escolas de Educação Básica. O edital lançado pelo IFMG Campus Congonhas oferece uma vaga de Professor Preceptor bolsista no curso de Licenciatura em Pedagogia. Os candidatos interessados devem atender aos requisitos estabelecidos e realizar a inscrição dentro do prazo estipulado. A seleção será baseada na análise de documentos e na redação de uma Carta de Intenção, e os resultados serão divulgados conforme o cronograma estabelecido.

Para mais informações, consulte o edital:

EDITAL 19/2023 - SELEÇÃO DE PRECEPTORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

registrado em: