Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado: Ensino Remoto Emergencial é aprovado no Campus Congonhas
conteúdo

Notícias

Comunicado: Ensino Remoto Emergencial é aprovado no Campus Congonhas

publicado: 08/07/2020 10h07, última modificação: 08/07/2020 13h36

Prezados alunos, familiares e demais membros da comunidade,

O Conselho Acadêmico do IFMG Campus Congonhas se reuniu por webconferência nesta terça-feira, 07 de julho, para avaliação sobre a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A decisão foi embasada no parecer emitido pelo Grupo de Trabalho (GT) constituído pela portaria 61/2020, que tinha como objetivo analisar os resultados da pesquisa aplicada aos alunos sobre as condições de acesso à internet e propor ações para a condução do período letivo durante a pandemia da Covid-19. Deliberou-se pela adoção do ERE como forma de amenizar essa situação de excepcionalidade, que alterou todas as rotinas pedagógicas e administrativas desta instituição.

Considerou-se que esta era a medida mais viável no momento em função do cenário de incertezas em que estamos vivendo e dado o apreço desta instituição pela segurança sanitária de toda a comunidade acadêmica e pela oferta de um ensino gratuito e irrestrito aos discentes. Dessa forma, entende-se que o ERE é o modo mais factível para que esses fatores sejam conjugados. E, além disso, todos os servidores do campus estão trabalhando firmemente para que todos tenham acesso aos recursos necessários.

O período estimado para o início das atividades não presenciais é entre os dias 03 e 10 de agosto, prazo necessário para capacitação dos docentes, preparação das salas no ambiente virtual e análise do edital de assistência estudantil para concessão de bolsas para aquisição de pacotes de internet e computadores para os alunos vulneráveis.

Com relação a este edital, que será publicado em breve, é importante salientar que ele possui a finalidade de realizar o processo de seleção dos candidatos para receber Auxílio de Inclusão Digital Emergencial,  através de aquisição de serviço de internet e/ou computadores, de modo a proporcionar ao estudante as condições necessárias para o desenvolvimento do seu processo formativo no IFMG durante o contexto de pandemia da COVID -19. O estudante deverá utilizar o auxílio para adquirir ou ampliar recursos e/ou serviços que lhe possibilitem acesso às atividades escolares não presenciais tanto durante a pandemia quanto no período de reposição das aulas. Temos, como valor institucional, a inclusão e, por isso, o nosso objetivo é que todos os alunos possam acompanhar as atividades.

Com base nas reuniões realizadas com as representações estudantis, com os docentes e com os técnicos administrativos da instituição, além das experiências vivenciadas por outros campi do IFMG que já adotaram esse modelo de ensino, enfatiza-se o compromisso de considerar: (I) aspectos referentes ao volume de atividades a serem desenvolvidas, de forma a evitar sobrecarga tanto dos docentes quanto dos discentes; (II) mecanismos de acesso às aulas e às atividades não só em tempo real, mas também disponibilizadas para o acesso na plataforma de trabalho remoto, de tal forma que os alunos que, de alguma maneira, não possam acompanhar as atividades realizadas de forma síncrona tenham acesso a elas posteriormente; (III) capacitação docente para uso do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) escolhido, no caso o Microsoft Teams; (IV) ações de acolhimento e assistência permanente por parte dos setores pedagógicos, de psicologia, de assistência ao educando, entre outros, a fim de acompanhar o desenvolvimento dos alunos nesse período de excepcionalidade; (V) adoção de novas formas de avaliação das aprendizagens, mais adequadas tendo em vista esse período de excepcionalidade e incertezas.

Por fim, informamos que as discussões sobre as formas de oferta, horários e formato das aulas continuarão a ser discutidos pela comunidade acadêmica, a fim de elaborarmos conjuntamente um documento com orientações a todos.

Assim, em um cenário tão complexo e com impacto em toda a sociedade, o IFMG reitera seu compromisso de contribuir para que todos tenham acesso ao ensino público e de qualidade, promovendo a formação de cidadãos críticos e profissionais qualificados.

Atenciosamente,

Direção do IFMG Campus Congonhas

registrado em: