Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Física

publicado: 07/07/2020 11h52, última modificação: 07/07/2020 11h52

Estarão abertas, entre os dias 08 a 19 de julho, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destinado aos alunos do curso de Licenciatura em Física do IFMG Campus Congonhas.

O programa visa aprimorar a formação dos futuros docentes promovendo a integração entre o ensino superior e a Educação Básica, ao inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, de forma que possam participar das experiências metodológicas e práticas docentes articuladas com a realidade local.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário de inscrição e enviar para pibidfisica.congonhas@ifmg.edu.br a documentação prevista no edital.

A seleção dos candidatos será realizada mediante análise dos dados da ficha de inscrição, de um vídeo de até cinco minutos, produzido pelo candidato, descrevendo as intenções em participar do projeto PIBID e como ele pretende atuar, contribuindo com o Ensino de Física no cotidiano das escolas vinculadas ao projeto. Devido às medidas de proteção em relação ao COVID-19, tanto as inscrições como o processo seletivo serão realizados de forma remota.

Os candidatos devem estar regularmente matriculados e frequentando o curso de Licenciatura em Física, não ter concluído mais de 60% da carga horária regimental do curso e ter, pelo menos, 32 (trinta e duas) horas mensais para dedicação às atividades do PIBID, entre outras condições previstas no edital.

Ao todo, serão selecionados 16 candidatos à bolsas de iniciação à docência do curso de Licenciatura em Física, subárea Física  e 14 bolsas para o Cadastro de Reserva/Voluntários. As bolsas, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), serão concedidas, mensalmente, pelo MEC/CAPES, com previsão de início em agosto de 2020 e duração máxima de 18 meses.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), mantido pela Secretaria de Educação Superior (SESU), a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Inscreva-se aqui

Edital 06/2020 - Processo seletivo para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (formato.pdf, tamanho 233 KB)

registrado em: