Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Literatura, Música e Cinema dão um toque cultural durante período de quarentena

Literatura, Música e Cinema dão um toque cultural durante período de quarentena

publicado: 29/05/2020 10h52, última modificação: 29/05/2020 11h02

Mesmo diante da pandemia de Covid-19, o IFMG continua a desenvolver atividades culturais para toda a sua comunidade acadêmica e comunidade externa. De fato, apresentações estudantis musicais ou teatrais tiveram que ser suspensas, mas sempre há um espaço para os amantes da literatura, da música e do cinema. Trinca Literária, Música no Campus e CinInteração são algumas das atividades que estão em andamento no IFMG Campus Congonhas, mas à distância, durante a pandemia.

TRINCA LITERÁRIA

A iniciativa Trinca Literária foi criada pelas Professoras, Júlia Bento, Melissa de Sá e Thadyanara Martinelli. Elas já conversavam muito sobre livros antes mesmo do projeto e resolveram abrir um espaço virtual para a discussão e análise de diversas obras literárias.  Assim, surgiu a Trinca Literária. “Além de ser uma forma de continuarmos em contato durante o isolamento social, poderíamos aumentar nosso repertório literário. Daí, nos demos conta de que a tecnologia possibilitaria que mais pessoas também participassem conosco não só da leitura, mas da análise dos textos”, comenta a professora Thadyanara Martinelli.

O projeto vem dando tão certo que já contou até com a participação da autora Priscilla Matsumoto, que escreveu "Às vezes ouço minha voz em silêncio". Para acompanhar as leituras e análises dos textos discutidos basta acessar o link na bio da página do Instagram do Trinca Literária. Os encontros virtuais acontecem sempre às segundas-feiras, às 19h, e toda a comunidade pode participar.

MÚSICA NO CAMPUS

Outra opção cultural é o projeto Música no Campus. Essa iniciativa tem o objetivo de, por meio da música, trazer para a toda a comunidade do IFMG Campus Congonhas um ambiente de manifestação cultural, lazer, diversão, integração social, desenvolvimento de talentos e caminhos para novos projetos. Além de proporcionar um ambiente  de encontro para desenvolver a comunicação e integração entre os participantes.

O projeto foi pensado inicialmente para ser realizado no campus Congonhas, com apresentações regulares nos intervalos com a participação de toda a comunidade acadêmica e externa, mas, devido à pandemia, o Música no Campus tem sido desenvolvido virtualmente. É por meio das redes sociais que os integrantes do Projeto apresentam músicas, atendem pedidos do público e abrem o espaço para que as pessoas possam se apresentar e explorar seus talentos artísticos.

Segundo os professores Daniel Toledo e Matheus Faleiros, idealizadores do projeto, uma “grande preocupação, que nos fez refletir sobre o tema, foi trazer entretenimento e também garantir espaços de lazer que propiciassem o cuidado com a saúde mental da comunidade em geral, que carece de cuidados e se mostra uma preocupação relevante nesses tempos de pandemia e isolamento social.”

Todos podem participar acompanhando e enviando vídeos de apresentações musicais próprias ou pedindo músicas para serem executadas pelos idealizadores do projeto, por meio das redes sociais, no Instagram, e também na página no Facebook e no Twitter.

CININTERAÇÃO

Para os amantes do Cinema, a opção é o projeto CinInteração. O Cineclube CinInteração, realiza debates sobre filmes com diferentes temáticas abertos à toda comunidade. O projeto tem sessões marcadas sempre às quintas-feiras, às 17 horas, com a participação de convidados. As discussões sobre os filmes são realizadas na plataforma Googlemeets e retransmitidas no canal do projeto no Youtube.

O projeto é coordenado pelo professor de sociologia do campus Congonhas, Matheus Faleiros, com o auxílio de bolsistas dos Cursos Técnicos Integrados. O projeto tem como objetivo fomentar a reflexão e o debate por meio do cinema, com sessões comentadas de filmes variados. De acordo com o coordenador, “os filmes podem tornar-se um importante instrumento pedagógico que contribui para a aprendizagem. Assim, são propiciados grandes momentos de lazer, mas também de formação crítica e reflexiva”.

O projeto foi inicialmente desenvolvido para reunir presencialmente membros da comunidade escolar e da região para apresentações de filmes e discussões em torno das temáticas abordadas com convidados para cada sessão. Com a suspensão das atividades presenciais no IFMG - campus Congonhas em função da pandemia do novo coronavírus, o projeto está sendo realizado em um ambiente virtual.

O projeto pode ser acompanhado através das redes sociais no Instagram, Facebook e no Twitter.

registrado em: