Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participe do Sisu 2018 e venha para o IFMG Campus Congonhas

Participe do Sisu 2018 e venha para o IFMG Campus Congonhas

publicado: 21/12/2017 14h26, última modificação: 21/12/2017 14h29

O IFMG Campus Congonhas vai oferecer, por meio do SISU, vagas para os cursos de graduação em Engenharia de Produção e Física (Licenciatura) para o primeiro semestre de 2018. Ao todo serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 para cada curso, que terão como critério de seleção a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

Para participar, o Ministério da Educação já disponibilizou o acesso à consulta de vagas disponibilizadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 que podem ser pesquisadas por curso, universidade ou município. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2018.

As notas do Enem estarão disponíveis a partir do dia 19 de janeiro e, para concorrer, é necessário não ter tirado zero na redação. Com base na nota obtida no Enem 2017, o sistema selecionará estudantes para cerca de 240 mil vagas em 130 instituições de ensino superior (tanto estaduais quanto federais) e notas de outras edições do Enem não serão aceitas.

Clique aqui para acessar as vagas disponíveis pelo SISU no IFMG

Inscrições

Para se candidatar, é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. Quem não tiver a senha de acesso poderá solicitá-la por meio do link “Orientações para recuperação de senha” disponível na página do Enem.

Durante o período de inscrição, o sistema calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. Durante esses dias, o candidato pode modificar sua opção quantas vezes quiser, sendo que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.

Resultados e Matrículas

No dia 2 de fevereiro, será realizada a chamada para matrícula e os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula entre os dias 5 e 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados para a primeira opção de curso poderão participar da lista de espera entre 2 e 16 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o boletim no site do Sisu e manifestar o interesse.

A participação em lista de espera poderá ser feita apenas na primeira opção de curso previamente escolhida. Caso haja vagas disponíveis, a convocação dos candidatos para a realização das matrículas nas chamadas seguintes será feita pelo IFMG. Para isso, é importante que o interessado acompanhe as convocações junto à instituição em que participa da lista de espera.

Sisu no IFMG Campus Congonhas

Não há impedimento para que os candidatos que tentaram vagas no processo seletivo próprio do IFMG também se inscrevam no Campus Congonhas pelo SISU. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é gerido pelo Governo Federal, sendo todo o processo gerenciado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) sem a participação do IFMG.