Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Previna-se da Febre Amarela
conteúdo

Notícias

Previna-se da Febre Amarela

publicado: 08/12/2017 12h13, última modificação: 08/12/2017 12h13

Diante dos riscos de infecção de febre amarela, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Congonhas orienta a todos que procurem as unidades básicas de saúde de posse do cartão de vacina para avaliarem se precisam vacinar, uma vez que a vacina é a única forma de impedir a contaminação pelo vírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Programa Nacional de Imunizações, uma dose da vacina para a febre amarela durante a vida é suficiente para proteção contra a doença.

Nos últimos dias foi confirmada a morte de um macaco infectado por febre amarela na região próxima a Cruz das Almas, o que gera a nova classificação epidemiológica de Congonhas como Categoria 3, ou seja, o mais alto risco para a transmissão da doença uma vez que foi constatada circulação do vírus da febre amarela nas matas do Município.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Congonhas, a Secretaria de Saúde vêm trabalhando para intensificar ainda mais a vacinação, principalmente na zona rural, onde os habitantes correm mais rico de contrair a doença. Somente em 2017, cerca de 14 mil doses da vacina foram aplicadas em Congonhas, aumentando a cobertura vacinal da cidade para aproximadamente 94%.