Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Submissão de projetos de pesquisa inclui nova modalidade

Submissão de projetos de pesquisa inclui nova modalidade

publicado: 26/04/2018 16h26, última modificação: 27/04/2018 10h27

Estão abertas, até o dia 6 de maio, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Bolsas de Pesquisa (PIBIC, PIBIC-JR e PIBITEC) do IFMG Campus Congonhas, que passa a contemplar a modalidade Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Podem inscrever projetos os servidores efetivos (docentes e técnicos administrativos) do IFMG Campus Congonhas. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, pelo coordenador do projeto e deverão contemplar o projeto de pesquisa bem como o plano de trabalho a ser desenvolvido. Professores substitutos ou visitantes poderão atuar como coautores.

Os projetos serão avaliados, entre outros critérios, pelo mérito técnico-científico, pela viabilidade técnica e econômica e, ainda, pelo caráter de Inovação Tecnológica e/ou Relevância Social. O processo seletivo, com etapas eliminatórias e classificatórias, será coordenado pela Gerência de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação com o auxílio da Comissão de Pesquisa e Extensão do IFMG Campus Congonhas.

O programa prevê o financiamento de Bolsas de Iniciação Científica apenas para os projetos que apresentem viabilidade para o desenvolvimento. A princípio, poderão ser concedidas, no máximo, duas bolsas por projeto. O projeto também poderá contar com alunos voluntários desde que possuam um plano de trabalho.

As bolsas PIBIC (para alunos dos cursos técnicos integrados no valor de R$ 200,00), PIBIC-JR (para alunos dos cursos técnicos subsequentes no valor de R$ 250,00) e PIBITEC/ PIBITI (para alunos de graduação licenciatura e/ou bacharelado no valor de R$ 400,00) terão vigência entre julho e dezembro de 2018. A liberação das bolsas será feita obedecendo à classificação final até completar o número total de bolsas previstas de acordo com o orçamento disponível.

O programa de Bolsas de Pesquisa (PIBIC, PIBIC-JR e PIBITEC) visa desenvolver projetos científicos envolvendo os pesquisadores nas atividades de formação, desenvolvimento tecnológico e inovação, e qualificando os estudantes para sua iniciação na produção de conhecimento científico, bem como aprimorando o processo de formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Edital 01/2018 - RETIFICADO Programa de Bolsas de Pesquisa (formato .pdf, tamanho 335 KB)

Anexos IV a VII do Edital 01/2018 - Programa de Bolsas de Pesquisa (formato .doc, tamanho 310 KB)

registrado em: