Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VI Semana da Física acontece no Campus Congonhas

VI Semana da Física acontece no Campus Congonhas

publicado: 13/09/2018 16h25, última modificação: 17/09/2018 19h44

Acontece, entre os dias 26 e 28 de setembro, a VI Semana da Física do IFMG Campus Congonhas, destinado aos alunos do curso de Graduação em Física (Licenciatura) e demais membros da comunidade interessados no tema.

A programação conta com palestras, oficinas e exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em andamento atualmente no Campus Congonhas. O evento visa apresentar as perspectivas associadas ao ensino e pesquisa em Física, contribuindo para a formação dos futuros profissionais.

A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas, até o dia 24/09, pelo site: https://www.sympla.com.br/vi-semana-da-fisica---ifmg-campus-congonhas__361018. Confira a programação e participe!

Resumo Palestras Resumo Oficinas

Palestra: Mobilidade Acadêmica em Portugal - Oportunidades, Desafios e Experiências

Gisélia Maria Campos Ribeiro (IFMG)

Guilherme Henrique Rezende Bittencourt (IFMG)

A palestra abordará as experiências vivenciadas no programa de Mobilidade Acadêmica Internacionaliza IFMG. Desde as razões para elaborar um projeto de pesquisa a ser desenvolvido no Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), passando pelas etapas ao longo do processo seletivo e, por fim, a realização do projeto de pesquisa, os principais resultados obtidos e as diversas experiências adquiridas.

Palestra: Desenvolvimento de Novos Dispositivos Eletrônicos a Base de Fibras Vegetais de Açaí e Polímero Condutor

Cleidineia Cavalcante da Costa (IFMG/UFOP)

O objetivo é apresentar novos dispositivos eletrônicos confeccionados a partir de componentes que aliam características como facilidade de processamento, promoção da sustentabilidade e alta sensibilidade elétrica. Também serão dados detalhes da preparação dos compósitos eletrônicos e das principais técnicas de caracterização utilizadas para a análise de tais materiais.

Palestra: A Teoria da Relatividade Geral

Nelson Yokomiso (UFMG)

Será apresentado os principais conceitos envolvidos na formulação da Teoria da Relatividade Geral por Einstein e discutidas as principais aplicações, incluindo a descrição de correções às previsões Newtonianas no sistema solar que permitiram os primeiros testes experimentais da teoria e seu uso na construção de modelos cosmológicos e na descrição de ondas gravitacionais.

Atividade Cultural e Debate: Galileu

Claudio Henrique Pessoa Brandão (IFMG)

Trata-se de uma contação de história sobre Galileu Galilei, um dos filósofos naturais responsáveis pela constituição da ciência moderna. A apresentação apresenta questões biográficas, históricas, filosóficas e científicas, estimulando a reflexão sobre a dimensão ética da produção do conhecimento científico.

Oficina: O Ensino com o Uso de Analogias - 35 vagas

Ivo de Jesus Ramos (CEFET/MG)

Os participantes desenvolverão uma atividade com o uso da MECA e um exercício proposto em um livro de Física do terceiro ano do ensino médio: Uma analogia para explicar a capacitância de um capacitor.

Oficina: Construção e Manuseio de Instrumentos Básicos de Astronomia com Materiais de Baixo Custo - 20 vagas

Andre Lucas Matthaeus Santos (IFMG)

Juarez de Paulo do Rosário (IFMG)

Mostrar como uma atividade simples, lúdica e prática pode ser desenvolvida favorecendo e estimulando o interesse dos alunos pelos conteúdos de Astronomia e pela disciplina Ciências a partir do manuseio e montagens de instrumentos básicos como a carta celeste, o gnômon e o astrolábio.

Oficina: Crescimento de Cristais pelo Método de Solução - 16 vagas

Tiago Pacheco (IFMG)

Apresentar uma visão geral das técnicas de crescimento de cristais: breve introdução da teoria de crescimento de cristais com foco no crescimento pelo método via solução e os fatores que podem influenciar na velocidade de crescimento dos cristais, na formação e nos tipos de defeitos que surgem.

Oficina: Arduino, Semicondutores e Experimentos de Física - 16 vagas

Esdras Garcia Alves (IFMG)

As atividades experimentais cumprem um importante papel no ensino da Física, contudo o acesso a montagens experimentais geralmente envolve o alto custo dos equipamentos. Com o desenvolvimento da indústria de semicondutores, da eletrônica e da automação, bem como pelo aumento da demanda por componentes baratos e de fácil utilização é possível construir bons experimentos. Na oficina, será apresentando o Arduino, seu ambiente de programação e as principais funções que o tornam muito útil na Física, sendo que os participantes terão a oportunidade de desenvolver um experimento assistido por computador que utiliza o Arduino e um sensor de temperatura.

registrado em: