Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Videocast "Pesquisaí" aborda orientações e dicas para aprovação no edital da Fapemig

Programa contará com dois novos episódios, nos dias 20 e 21 de março. Conteúdos ficam armazenados no IFMG Play.
publicado: 19/03/2024 08h12, última modificação: 19/03/2024 08h12

videocast “Pesquisaí” vai apresentar dois episódios inéditos no mês de março. Ambos terão como tema principal a chamada pública 01/2024, lançada em janeiro pela Fapemig – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. O edital tem como objetivo estimular a pluralidade e a diversidade da pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento.

No dia 20 (Episódio 3), será a vez da leitura explicativa da Chamada de Demanda Universal 2024, regida pela coordenadora de Pesquisa do IFMG, Gláucia do Carmo Xavier. O foco vai ser o repasse de instruções sobre os principais pontos do documento, além do esclarecimento de possíveis questões.

Já no dia seguinte, 21 (Episódio 4), o programa apresentará dicas e orientações para obter êxito e aprovação na seletiva. Para isso, estarão presentes os professores Thaís Nascimento de Andrade Oliveira Cruz, do Campus Bambuí, e José Fernandes da Silva, de São João Evangelista. Os dois docentes obtiveram boa colocação em editais da Fapemig em 2023, conquistando o valor integral solicitado em cada um dos projetos contemplados.

Sobre o videocast

“Pesquisaí” surgiu da necessidade de um canal de comunicação da Coordenadoria de Pesquisa do IFMG com toda a comunidade escolar. Gláucia Xavier explica que “a Pesquisa é uma área muito viva, efervescente e que demanda contato com as pessoas. Nesse sentido, o videocast tem também o intuito formativo, uma vez que é um espaço para explicar editais, tirar dúvidas, entrevistar pesquisadores, entre outros”, destaca.

A mídia foi criada com apoio da Diretoria de Comunicação e o primeiro episódio, com exibição em dois dias, foi ao ar no mês de fevereiro de 2024. O tema, à época, era o edital 69/2023, referente ao 3º Processo Seletivo Unificado do Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa, que envolve os 18 campi do Instituto. Na ocasião houve a presença dos três pesquisadores que mais aprovam projetos no âmbito do IFMG, com dicas sobre como aprovar, importância do uso de palavras-chave, de seguir o barema de avaliação, além de apontamentos sobre fraquezas e possíveis melhorias.

Vale lembrar que todos os conteúdos ficam armazenados na plataforma IFMG Play, no YouTube. Caso não seja possível assistir no momento da exibição, há opção de visualizar posteriormente. A ideia é que os programas sejam rápidos e dinâmicos, com duração de, no máximo, 40 minutos a cada edição. “Pesquisaí” não apresenta frequência delimitada, uma vez que ocorre por demanda. Segundo a idealizadora da mídia, os meses iniciais do ano apresentam mais oferta de editais abertos, o que explica a realização de mais episódios do videocast.

Quanto ao nome da plataforma, Gláucia enfatiza que tem um toque “mineirês”, ao mesmo tempo em que sugere informalidade e intimismo: “É uma palavra fácil, pequena e forte. ‘Pesquisaí’ é o IFMG te convidando para pesquisar”, finaliza.

registrado em: