Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Laboratórios > Laboratórios do Curso Técnico em Eletrotécnica
conteúdo

Laboratórios do Curso Técnico em Eletrotécnica

por marcio.pires publicado 14/06/2019 09h42, última modificação 07/12/2023 16h56

 Responsável: Josemar de Souza Moreira                                                                 Contato:                                                                   

✅ O que são os laboratórios do curso Técnico em Eletrotécnica?

É um espaço do IFMG Conselheiro Lafaiete composto por 4 laboratórios. São eles:

  • Laboratório de Eletrônica;
  • Laboratório de Máquinas e Acionamentos;
  • Laboratório de Instalações Elétricas;
  • Laboratório de Automação.

Os laboratórios são compostos por bancadas e módulos didáticos, instrumentos de medição, e uma infinidade de componentes elétricos e eletrônicos, destinados ao uso dos alunos dos cursos técnicos (Integrados e Subsequentes) em Eletrotécnica.

    ✅ Como os laboratórios são utilizados?

    Os laboratórios de Eletrotécnica tem por objetivo proporcionar a realização de aulas práticas, prioritariamente para o desenvolvimento das disciplinas dos Cursos Técnicos de Eletrotécnica e Mecânica do IFMG – Conselheiro Lafaiete, e apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão.

    São utilizados por:

    • estudantes devidamente matriculados no IFMG – Conselheiro Lafaiete;
    • professores do IFMG – Conselheiro Lafaiete;
    • funcionários do IFMG – Conselheiro Lafaiete;
    • Comunidade externa desde que autorizado(a).

    ✅ Sobre os laboratórios

    Ícone de download Laboratório de Eletrônica

    Proporciona a realização de ensaios e práticas, enfatizando os funcionamentos de circuitos de eletrônica analógica e digital, microcontroladores e eletrônica de potência. Nesse espaço, o usuário tem possibilidade de aprender a desenvolver diversos projetos eletrônicos tais como fontes DC, circuitos combinacionais, circuitos microcontrolados, circuitos de amplificadores de áudio, entre outros.

    Ícone de download Laboratório de Máquinas e Acionamentos

    Proporciona realização de ensaios e práticas, enfatizando o funcionamento de máquinas elétricas (como motores e transformadores). O ambiente ainda possibilita a demonstração de diferentes maneiras de partidas de motores (partida estrela-triângulo, partida compensada, partida direta, soft starter, inversor de frequência, dentre outras), destacando as vantagens e desvantagens de cada método.

    Ícone de download Laboratório de Instalações Elétricas

    Proporciona realização de ensaios e práticas, enfatizando desde uso correto de ferramentas para uso elétrico até uma simulação de instalação de ambientes residenciais e Industriais. O ambiente possibilita realizar montagens de interruptores (simples, paralelos e intermediários), tomadas, sensores de presença, confecção correta de emendas de condutores entre outras práticas.

    Ícone de download Laboratório de Automação

    Proporciona realização de ensaios e práticas envolvendo simulação de processos com uso de PLC em diferentes linguagens de programação. Os equipamentos utilizados nesse laboratório são de padrões industriais, os quais proporcionam aos usuários se prepararem para realidade do mercado de trabalho.

    ✅ Como proceder para utilizar os laboratórios?

    Para utilizar os laboratórios é preciso realizar um agendamento prévio. A solicitação de reserva para utilização do laboratório de eletrotécnica deve ser feita com antecedência mínima de 2 (dois) dias úteis, em formulário próprio junto ao responsável pelo laboratório que analisará a viabilidade da solicitação.

    ✅ Quando se pode utilizar os laboratórios?

    O horário de funcionamento dos Laboratórios é o mesmo horário de funcionamento do IFMG – Conselheiro Lafaiete. Sendo assim a utilização dos Laboratórios pode ser feita nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento.

    ✅ Quando se pode utilizar o espaço?

    O horário de funcionamento dos Laboratórios é o mesmo horário de funcionamento do IFMG – Conselheiro Lafaiete. Sendo assim a utilização dos Laboratórios pode ser feita nos turnos da manhã, tarde e noite, de segundas a sextas-feiras, mediante agendamento.

    ✅ Normas de uso

    Clique aqui para acessar as normas de uso do laboratório de eletrotécnica.