Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Laboratórios > Laboratórios do Curso Técnico em Mecânica
conteúdo

Laboratórios do Curso Técnico em Mecânica

por marcio.pires publicado 29/04/2019 17h09, última modificação 30/11/2023 17h07

Responsável: Vitor da Silva Santos                                                                                    Contato:                                                                                                 

✅ O que são os laboratórios do Curso Técnico em Mecânica?

O prédio dos laboratórios de mecânica é um espaço do IFMG Conselheiro Lafaiete, preenchido por sete laboratórios. São eles: Espaço Comum; Usinagem; Pneumática e Hidráulica; Elementos de máquinas; Metrologia e Ensaios Mecânicos; Usinagem CNC e Impressão 3D; Soldagem. São destinados ao uso dos alunos dos cursos técnicos (Integrados e Subsequentes) em Mecânica e Eletrotécnica. Nesses laboratórios existem bancadas didáticas, máquinas, equipamentos e ferramentas. Os laboratórios são destinados, sobretudo, para as atividades relacionadas ao curso de Mecânica, como as aulas práticas e as ações de pesquisa e extensão que os alunos desenvolvem no campus.

✅ Como os laboratórios são utilizados?

Os laboratórios de Mecânica são espaços para desenvolvimento de aulas práticas, atividades de ensino, projetos de pesquisa e extensão.

✅ Quem pode utilizar os laboratórios?

O usuário dos laboratórios é alguém que se enquadra em um dos seguintes perfis:

  • estudante devidamente matriculado no IFMG – Conselheiro Lafaiete;
  • professor do IFMG – Conselheiro Lafaiete;
  • funcionário do IFMG – Conselheiro Lafaiete;
  • Comunidade externa desde que seja autorizado(a).

✅ Como proceder para utilizar os laboratórios?

Para utilizar os laboratórios de mecânica é preciso fazer um agendamento prévio por e-mail,  endereçado ao responsável pelo espaço, o servidor Vitor Silva. Isso deve ser feito com no mínimo 2 e no máximo 5 dias úteis de antecedência, informando o horário a ser utilizado e a atividade a ser realizada. O agendamento é feito para evitar conflitos de horários entre as atividades marcadas no espaço.

    ✅ Quando se pode utilizar?

    O horário de funcionamento dos laboratórios é o mesmo horário de funcionamento do IFMG – Conselheiro Lafaiete, salvo em caso de anuência do responsável pelos mesmos. Sendo assim, a utilização dos Laboratórios pode ser feita nos turnos da manhã, tarde e noite, de segundas a sextas-feiras, mediante agendamento, e em outros horários, com autorização do responsável pelos laboratórios.

    ✅ Normas de uso

    O principal e mais básico para a aula prática no laboratório é trajar calça jeans, estar com calçado fechado e utilizar os equipamentos de proteção individual.  Espera-se que os professores apresentem essas normas aos alunos, para que eles estejam cientes das mesmas.

    NORMAS DE SEGURANÇA E CONDUTA - LABORATÓRIO DE MECÂNICA

    ✅ Os Laboratórios

    Ícone de download Espaço Comum: utilizado para tarefas menos complexas como afiação de ferramentas e furos em chapas. Geralmente utilizado em atividades de pesquisa e extensão. É composto por mesas de trabalho, morsas, moto esmeril e furadeiras de bancada. 

    Ícone de download Usinagem: utilizado para tarefas de processo de fabricação de peças mecânicas através da remoção de material a partir de uma matéria prima. É composto por tornos mecânicos convencionais, fresadoras, plaina limadora, serra alternativa, policorte, furadeira de coluna, moto esmeril, bancadas e morsas.

    Ícone de download Pneumática e Hidráulica: utilizado para estudo de acionamentos pneumáticos, de sistemas eletropneumático e hidráulicos. É composto por bancadas didáticas pneumáticas, eletropneumáticas, hidráulicas e bancada de associação de bombas centrífugas.

    Ícone de download Elementos de máquinas: utilizado para o estudo dos diversos componentes mecânicos que fazem parte de uma máquina ou mecanismo como acoplamentos, mancais, correias entre outros. É composto por bancadas didáticas de acionamentos mecânicos para estudo dos elementos de máquinas.

    Ícone de download Metrologia e Ensaios Mecânicos: utilizado para o estudo das medições e suas aplicações abrangendo aspectos teóricos e práticos relacionados às medições. Também apresenta a parte de ensaios mecânicos para medir uma série de fatores com o objetivo de entender o comportamento do material com que se trabalha. É composto por diversos instrumentos de medição como paquímetro, micrômetro, relógio comparador, entre outros; rugosímetro digital; jogo de blocos padrão; e durômetro método Rockwell Normal. 

    Ícone de download Usinagem CNC e Impressão 3D: utilizado para tarefas de processo de fabricação de peças mecânicas através da remoção de material utilizando o Comando Numérico Computadorizado (CNC) e também pela deposição de material em camadas com a tecnologia da impressão 3D. É composto de uma robusta máquina de usinagem CNC: Centro de Torneamento e de impressoras 3D.

    Ícone de download Soldagem: utilizado para tarefas de processos de fabricação de materiais metálicos através da união localizada de forma permanente através da solda. É composto por máquinas de solda dos processos por eletrodo revestido, MIG/MAG, TIG e  Oxigás; moto esmeril; estufa de secagem e esterilização e forno mufla.