Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Materiais para estudo
conteúdo

Materiais para estudo

por mariana.schuchter publicado 09/04/2020 16h33, última modificação 01/07/2021 15h22

Apostila de Matématica - Prof. Alexandre Correia Fernandes  

A apostila, elaborada pelo prof. de matemática, Alexandre Correia Fernandes, é indicada aos alunos das turmas do 2º ano para a leitura e resolução dos exercícios.

O material também pode ser utilizado pelos alunos de 3º ano para preparação para ENEM, concursos públicos e demais exames aos quais forem se submeter.

Clique aqui para acessar a apostila. 

Funções - Prof.Alexandre Correia Fernandes

O material é destinado aos alunos do 1º ano, mas também pode ser utilizado por alunos das demais séries que queiram recordar esses importantes assuntos que tanto são cobrados no ENEM e demais exames vestibulares.

Clique aqui para acessar o material.

Introdução à Estatística - Prof. Alexandre Correia Fernandes

A apostila sobre Introdução à Estatística é destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio e também a todos os que se interessarem pelo assunto que tem sido extremamente cobrado nas últimas edições do ENEM.

Clique aqui para acessar o material.

Teatro - Prof. Fabiana de Sousa Cunha Machado

Continuando os estudos do 3º ano, seguem dois textos - um sobre a vida de William Shakespeare, e uma adaptação para escola de uma obra de teatro dele. Bons estudos!

Wilhiam Shakespeare

Adaptação de "Muito barulho por nada"

Música: barroco -Prof. Fabiana de Sousa Cunha Machado

A atividade sugerida para os alunos do 2º ano é a apreciação do documentário "Bach e o legado luterano" que conta a vida do compositor Johann Sebastian Bach e aspectos do período barroco. Procure prestar atenção aos detalhes e extrair o máximo de conhecimentos possíveis. Bons estudos!

Barroco

 

Arte rupestre - Prof. Fabiana de Sousa Cunha 

O material de estudo dos alunos do 1º ano para esse período de quarentena corresponde a um texto que é basicamente uma transcrição de aulas de História da Arte, do grande professor José Leonardo Nascimento, do Departamento de Artes da Unesp,  disponíveis no youtube, e em informações constantes do livro “A História da Arte” de Gombrich. As duas referências encontram-se no final do material. São informações muito importantes e enriquecedoras sobre a civilização e a arte da pré-História. Se tiverem oportunidade, procurem essas aulas no youtube e o livro. Ao final do texto, você também encontrará dois sites com exercícios sobre Arte Rupestre. Procurem pesquisar outras imagens sobre arte rupestre e apreciá-las. Bons estudos!

Arte rupestre