Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2020 > IFMG se destaca no Enem 2019 e campus Lafaiete é 1º lugar entre escolas do município

publicado: 02/07/2020 09h17, última modificação: 02/07/2020 09h17

Em mais uma edição do ranking de desempenho das escolas do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), o IFMG obteve destaque entre as escolas públicas de Minas Gerais e entre os Institutos Federais do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação, no dia 26 de junho, e tabulados pela startup Evolucional (clique e acesse a plataforma). O Campus Governador Valadares alcançou a décima melhor média entre as escolas públicas mineiras. O bom desempenho também foi registrado pelos campi Ouro Branco, Formiga, Congonhas, Ponte Nova e Conselheiro Lafaiete, que ficaram no grupo das 20 escolas públicas com maior nota no Enem em Minas. Entre os 643 campi de Institutos Federais do Brasil, o destaque ficou com os campi do IFMG em Governador Valadares, Ouro Branco e Formiga. Eles aparecem no grupo dos dez mais bem posicionados, com o sexto, o nono e o décimo melhor desempenho, respectivamente.

Neste ano, a plataforma gerenciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contabilizou 19.598 registros de escolas. O levantamento da Evolucional analisou os dados dos alunos que cursaram o terceiro ano do Ensino Médio em 2019 e não tiraram nota zero em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média de cada escola só foi calculada se, pelo menos, metade dos concluintes estiveram no Enem, respeitada a participação mínima de dez alunos.

Por esse critério, o IFMG teve 14 de seus 18 campi ranqueados. Aqueles que não foram relacionados é porque não possuíam turmas de terceiro ano até dezembro de 2019. Nos municípios onde estão localizadas, as 14 unidades (Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista) obtiveram o primeiro lugar entre as escolas públicas. Se considerado também os colégios privados, 11 campi registraram a melhor nota no seu município (Bambuí, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará e São João Evangelista).

Desempenho aprimorado

No ano passado, apesar de também ter sido a melhor escola pública nas cidades onde tem sede, o IFMG tinha registrado três campi entre os 20 melhores colégios públicos de Minas Gerais. Neste ano, o resultado foi ainda melhor, com seis campi no top 20. Para o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, apesar do ranking não medir a qualidade da formação técnica integrada, ele pode ser considerado como um indicador de que “o IFMG segue empenhado em aprimorar cada vez mais o seu trabalho, de modo a trazer a melhor oferta possível para todos os estudantes”.

Diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Governador Valadares, a unidade que apresentou o melhor desempenho do IFMG, o professor Tonimar Senra entende que o resultado é fruto da reunião de uma série de fatores. “Docentes altamente qualificados e motivados; estrutura física adequada; gestão acadêmica bem executada; e, sobretudo, alunos extremamente capazes e dedicados”, enumera. Ele afirma que a participação dos estudantes em ações fora da sala de aula, como feira de ciências e teatro, é outro ponto forte do ensino. “Nossos docentes e alunos conseguem organizar grupos de trabalhos para participar de atividades extracurriculares, tais como olimpíadas das diversas áreas do conhecimento, além de promover e organizar eventos de cunho cultural e científico. Tais experiências agregam muito à formação acadêmica e técnica dos nossos discentes. Acreditamos ser esse o conjunto de fatores que nos permite obter resultados tão expressivos”, complementa.

Confira o ranking:

ESCOLAS PÚBLICAS DE MG - DESEMPENHO NO ENEM 2019 - IFMG
10º Campus Governador Valadares 666,47
11º Campus Ouro Branco 656,67
12º Campus Formiga 656,43
16º Campus Congonhas 652,58
17º Campus Ponte Nova 652,16
20º Campus Conselheiro Lafaiete 648,90

INSTITUTOS FEDERAIS - MELHORES MÉDIAS NO ENEM 2019
IFES - Campus Vila Velha 691.44
IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim 677
IFES - Campus Colatina 672,16