Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2020 > Setembro azul: projeto “Linguagem acessível para todos” promove curso de Libras para alunos, professores e comunidade externa

publicado: 25/09/2020 19h02, última modificação: 25/09/2020 19h02

No mês de setembro, duas campanhas são consideradas de grande importância no Brasil. Uma delas é o setembro amarelo, que busca discutir questões sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, e o setembro azul, voltado para a conscientização sobre a acessibilidade da comunidade surda brasileira e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos.

Nesse sentido, por meio do projeto de extensão “Linguagem acessível para todos”, idealizado e coordenado pela pedagoga e coordenadora do NAPNEE do IFMG Conselheiro Lafaiete, Andréa de Souza dos Santos, foi realizado um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para alunos, servidores e comunidade externa. De acordo com ela, o mês de setembro sinaliza importantes discussões para a comunidade surda, como a defesa da comunicação do surdo em sua primeira língua, a Libras. No dia 26 de setembro é o dia nacional do surdo. No dia 30 do mesmo mês comemora-se a profissão do tradutor.

O curso básico de Libras foi ministrado pela tradutora e intérprete do campus, que também é professora de Português/Libras, Valéria Amorim Campos Domingos, e pelo aluno Waldemar Emídio Ramos Rodrigues, do 1º ano do ensino médio integrado em Mecânica.

De acordo com Valéria, a princípio, o curso seria presencial. No entanto, o projeto teve que se adaptar ao isolamento social e dar início ao curso à distância. As aulas aconteciam às segundas-feiras (com a turma de alunos que estudam com um aluno surdo do campus) e às quartas-feiras (com professores e comunidade externa). Para ela, “através de uma plataforma online, podíamos interagir, aprender e até mesmo nos livrar das ansiedades que o isolamento social trouxe. Os resultados foram surpreendentes. E através deste movimento, as pessoas são incentivadas a fazer como nós: aprender Libras, lutar pela inclusão, lutar por legendas, por intérpretes, enfim, lutar pela acessibilidade”.

Andréa, coordenadora do projeto, ainda destacou: “gostaria de deixar os cumprimentos e agradecimentos a nossa intérprete de Libras que ministrou o curso com tanta paixão que contagiou a todos”.

Pensando no setembro azul, os alunos do curso produziram um lindo vídeo homenageando a Língua Brasileira de Sinais e incentivando o amor próprio. Você pode acessá-lo pelo link do Youtube: https://youtu.be/_aRhKk7U0Lo.