Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2021 > Conhecendo as ações de extensão do IFMG campus Conselheiro Lafaiete

Conhecendo as ações de extensão do IFMG campus Conselheiro Lafaiete

Nesta seção, periodicamente, algumas ações de extensão do IFMG - CL serão apresentadas! Conheça o trabalho que está sendo desenvolvido no campus.
publicado: 13/07/2021 20h22, última modificação: 13/07/2021 20h22

O objetivo desta seção é divulgar os trabalhos de Extensão que têm sido realizados no IFMG campus Conselheiro Lafaiete, bem como as possíveis oportunidades, para que mais pessoas tenham acesso àquilo que é oferecido pelo Instituto.

Esperamos que você se sinta convidado a fazer parte e a descobrir "universos", participar de novas experiências e ser IFMG!

De acordo com o coordenador do setor de Extensão, Walass Gabriel dos Santos, "é importante destacar que as ações de extensão, seja um projeto, um curso ou um evento, não se destinam apenas àqueles que fazem parte do campus. Mesmo pessoas que não estudam ou trabalham no IFMG podem e devem participar: pai ou mãe de um aluno, estudante de outra escola, trabalhador ou aposentado, não importa. Todos são convidados!".

A primeira ação de Extensão que divulgamos nesta seção é um projeto de Astronomia, considerada por muitos como uma ciência fascinante. Não é uma ciência estática, mas constantemente atualizada, o que estimula, muitas vezes, a curiosidade. A fim de levar este tema desafiador para mais pessoas, o IFMG campus avançado Conselheiro Lafaiete tem um projeto voltado a divulgação, educação e pesquisa na área de Astronomia, intitulado “Astronomia para Todos”, e conduzido pelo professor de Física da unidade, Fernando Jesus de Oliveira, que é o coordenador da ação. Para auxílio e desenvolvimento dos trabalhos no âmbito deste projeto, há também a atuação de dois bolsistas e dois voluntários que são estudantes dos cursos técnicos integrados do campus.

Este projeto de extensão tem como finalidade levar conhecimentos astronômicos aos jovens e adultos da comunidade interna e externa da instituição por meio de canais de comunicação em redes sociais. As plataformas utilizadas para as interações são o Instagram e o YouTube. Nelas, ocorrem postagens semanais de vídeos, lives e stories interativos sobre temas relacionados à Astronomia, tudo de forma confiável, dinâmica e simples, para
que todos possam compreender e ter acesso a este universo.

Vale ressaltar que o IFMG campus avançado Conselheiro Lafaiete já conquistou quatro medalhas na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Trata-se de uma competição nacional, utilizada como instrumento que, muito mais do que premiar os estudantes que mais se destacam no tema, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens, almejando ainda, assim como o nosso projeto, a popularização da ciência.

Outra novidade que está em sintonia com todo este trabalho é que está sendo constituído um programa de extensão que reunirá vários professores de todos os campi do IFMG que trabalham com o tema. O objetivo será implantar e divulgar projetos na área de Astronomia, além de somar esforços para adquirir novos recursos pedagógicos e tecnológicos para o desenvolvimento da Astronomia em toda a instituição e, assim, em toda a região abrangida pelo Instituto. Já no início dos trabalhos deste grupo, ficou acertada a compra de um planetário móvel que será utilizado de forma itinerante por cada uma das unidades do IFMG. Ainda, o programa deve adquirir também um telescópio para cada campus, o que auxiliará nos estudos.

Convidamos a todos, sem exceção, a conhecer mais e a participar do projeto Astronomia para Todos por meio dos links:

Youtube Astronomia para todos

Instagram Astronomia para todos

(Texto produzido por Láisa Oliveira Rodrigues e Walass Gabriel dos Santos).