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Matrículas 2ª Chamada - Campus Conselheiro Lafaiete

publicado: 23/02/2021 12h34, última modificação: 08/04/2021 12h59

O IFMG LAFAIETE torna público a 2ª chamada dos aprovados no processo seletivo dos cursos técnicos Integrado e Subsequente.

ACESSE AQUI A LISTA DA 2ª CHAMADA

As matrículas da 2ª chamada serão realizadas entres os 17 e 22 de março de 2021.

Excepcionalmente neste período da Pandemia do COVID-19, as matrículas referentes ao Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrado e Subsequente serão realizadas de forma on-line. A matrícula será composta de dois momentos:

A matrícula será composta de dois momentos:

- Momento 1: preenchimento de formulário eletrônico

- Momento 2: envio de documentação digitalizada por e-mail

 Momento 1

O candidato deverá acessar o formulário eletrônico disponível aqui. Recomendamos que o preenchimento seja feito pelo computador.

 Momento 2

Nesta etapa, o candidato deverá encaminhar a documentação completa e legível, em formato .pdf, digitalizada para matricula.conselheirolafaiete@ifmg.edu.br. No campo Assunto, informar modalidade de vaga (A0, L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13, L14, v3985) + nome completo do candidato. Exemplo: Ao Fulano de Tal.

 Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

I - Para todos os candidatos:

a) Uma foto recente 3x4.

b) CPF próprio.

c) Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte (original e fotocópia legível). Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação).

Obs: Para alunos menores de idade, é obrigatória a apresentação de documento de identificação do RESPONSÁVEL (Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte (original e fotocópia legível)).

d) Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.

e) Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental para os Cursos Técnicos Integrados; Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio para Cursos de Graduação, conforme o caso.

Importante: dar preferência ao histórico escolar. Caso não o tenha, apresentar a Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, ou equivalente, sendo que, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá apresentar o Histórico Escolar nas condições citadas, ou seja, sem dependência. Para os candidatos selecionados por reserva de vagas, na declaração também deve constar que o candidato cursou todo o ensino fundamental em escola pública. Na declaração, deverão constar as notas de Português e Matemática:

1)      dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental para alunos ingressantes nos Cursos Técnicos Integrados;

2)      dos 1º e 2º anos do Ensino Médio para alunos ingressantes nos Cursos Técnicos Subsequentes.

 Caso o candidato apresente declaração na qual não constem as informações solicitadas, este deverá substituí-la por outra, contendo as informações solicitadas, em até 5 (cinco) dias úteis após sua matrícula, sob pena de cancelamento dessa.

 II - Para candidatos aprovados via Reserva de Vagas

Além dos documentos citados (a, b, c, d, e), os candidatos aprovados via Reserva de Vagas deverão encaminhar a documentação comprobatória a esse direito.

 III - Links para documentação solicitada na matrícula

Modelos para declarações de renda para cotista de renda

A0: A0. Ampla Concorrência - vagas destinadas aos candidatos que não se enquadram em nenhum dos grupos acima ou que não optaram pelas vagas reservadas.

L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, em escolas públicas.

L2: Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, em escolas públicas.

L5: Candidatos que independentemente da renda tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, em escolas públicas.

L6: Candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas que, independentemente da renda tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, em escolas públicas.

L10: Candidatos com deficiência autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, em escolas públicas.

L14: Candidatos com deficiência autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas que, independentemente da renda tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, em escolas públicas.

V3985. Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em Escolas Públicas, no caso dos Cursos Técnicos;

 Algumas informações importantes:

Serão considerados apenas os documentos enviados até 23:59 do dia 22 de março de 2021.

- Os candidatos deverão manter os originais dos documentos guardados e apresentá-los ao campus quando requisitados.

- Os candidatos devem atentar para a veracidade dos documentos conforme previsto no edital do processo seletivo.

 - Os candidatos cotistas de renda (L1, L2 e L10) devem ter ESPECIAL atenção à entrega dos diversos documentos de comprovação de renda, principalmente, extratos bancários (setembro, outubro e novembro) que DEVEM estar presentes no ato da matrícula. Alguns bancos pedem um prazo para emitir esses extratos. Solicitem tais documentos COM ANTECEDÊNCIA!

- Reiteramos que perderá o direito à vaga o candidato que deixar de apresentar, no prazo fixado, quaisquer documentos de matrícula.

 - Poderão, a cargo da área de Registro Acadêmico ou Serviço Social do Campus Conselheiro Lafaiete, serem solicitadas documentação complementar e/ou consultas públicas (no caso de dúvidas ou discrepâncias na documentação apresentada), esclarecimentos ou reenvio de documentos que estejam ilegíveis.

- A confirmação da matrícula será informada por e-mail até três dias após o término do período das matrículas.

Novas chamadas ocorrerão apenas em caso de não preenchimento do total de vagas desta chamada. Nesse caso serão divulgados em a partir do dia 24 de março de 2021.

 - Para dúvidas e outras informações, entrar em contato com a Comissão de Matrículas do campus também pelo e-mail: matricula.conselheirolafaiete@ifmg.edu.br