Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2021 > Processo Seletivo 2022/1: alteração dos editais

Processo Seletivo 2022/1: alteração dos editais

O IFMG publicou nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, novas versões dos editais do vestibular de cursos superiores e técnicos para o primeiro semestre de 2022. A principal mudança diz respeito à avaliação de desempenho escolar dos candidatos aos cursos técnicos integrados, que passa a usar as notas do 6º e 7º anos. Confira as regras gerais da seleção.
publicado: 30/09/2021 21h01, última modificação: 30/09/2021 21h01

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeves) publicou nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, novas versões dos editais do processo seletivo dos cursos técnicos e superiores para o primeiro semestre letivo de 2022. Devido a ajustes, os editais publicados anteriormente, no dia 24 de setembro, foram cancelados. As mudanças, porém, abrangem apenas três pontos principais, confira:

1) Na seleção para os cursos técnicos integrados, passam a valer as notas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Na prática, significa que o documento apresentado durante a inscrição precisa ter as notas dessas séries (e não mais do 7º e 8º). Será avaliado o desempenho em Português e Matemática. A documentação para comprovação, que precisa ser inserida no sistema de inscrições, deve ser obtida na escola de origem do candidato;

2) O prazo para solicitar isenção de taxa, que era até 18 de outubro, foi ampliado até 22 de outubro;

3) Os candidatos do Campus Sabará devem ficar atentos ao novo horário de oferta dos cursos superiores de Sistemas de Informação (Matutino) e Tecnologia em Logística (Noturno).

ACESSE OS EDITAIS ATUAIS

Edital 60 - Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes (publicado em 30 de setembro de 2021)

Edital 61 Cursos Superiores (publicado em 30 de setembro de 2021)

Regras gerais do Processo Seletivo 2022/2

Em função da pandemia, permanece em vigor a seleção por avaliação de desempenho escolar para candidatos aos cursos técnicos. Para os candidatos à graduação, uma novidade: alguns cursos também contarão com a opção de avaliação de desempenho escolar mais redação on-line, além da usual classificação pelas notas do Enem.

Esta edição do vestibular oferece vagas em todos os 18 campi do IFMG. O sistema estará disponível para inscrições no período de 4 de outubro a 4 de novembro e o período para solicitar isenção de taxa de inscrição vai até 22 de ouutbro. O valor da taxa é de R$20.

CURSOS TÉCNICOS
São ofertados cursos técnicos integrados, voltados para os estudantes que concluíram (ou vão concluir o Ensino Fundamental até a data de matrícula) e desejam cursar no IFMG o Ensino Médio integrado à formação técnica. Além disso, há os cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já finalizou ou está finalizando o Ensino Médio e procura uma qualificação rápida e prática para entrar no mercado.
Forma de seleção: análise de desempenho escolar.

CURSOS SUPERIORES
Na graduação, o IFMG oferece cursos de bacharelado, tecnológicos e de licenciatura.
A seleção se dará de três formas:
1) Aproveitamento de notas do Enem
, de pelo menos um dos últimos 5 anos (2017 a 2021).
2) Análise de Desempenho Escolar mais uma prova de Redação on-line, para alguns cursos dos campi Bambuí, Congonhas, Piumhi e São João Evangelista. Para tanto, será aceito histórico escolar ou outro documento oficial válido que possa atestar o desempenho escolar do candidato em Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio ou ano/série correspondente.
3) Sisu (Sistema de Seleção Unificado), conforme cronograma disponibilizado pelo MEC e edital específico.

Atenção!

Os documentos para comprovação do desempenho escolar devem ser obtidos junto às escolas de origem do candidato e inseridos o sistema de inscrição. São obrigatórios, para inscrição em todos os cursos, CPF próprio ou protocolo provisório (não são aceitos CPFs de terceiros, mesmo de responsáveis legais) e endereço de e-mail válido.

IFMG publica regras do processo seletivo 2022