Você está aqui: Página Inicial > Alunos do 3º ano do Técnico Integrado em Informática participaram de palestra que fomenta a criação de aplicativos criativos e inovadores
conteúdo

Notícias

Alunos do 3º ano do Técnico Integrado em Informática participaram de palestra que fomenta a criação de aplicativos criativos e inovadores

publicado: 15/05/2017 09h02, última modificação: 15/05/2017 09h12

 

Alunos do 3º ano do curso técnico integrado em informática do IFMG - Campus Ouro Branco, receberam no dia 10/05 o servidor, Victor Hugo D'Ávila, para uma palestra aonde foram tratados assuntos como: inovação, inclusão, crianças com autismo, empreendedorismo, aplicativos para celulares e trabalho em equipe.

O palestrante pode compartilhar suas experiências vivenciadas durante um evento no formato de Startup Weekend que resultou na criação do aplicativo Free2Life.  O mesmo tem como objetivo auxiliar a comunicação de crianças autistas e seus pais, e para o seu desenvolvimento eles consideraram informações médicas, psicológicas e preferências do seu público alvo. A ideia ficou classificada em 3º lugar, e seus idealizadores foram Daniel Quiteque, Guiomar Rezende, Gustavo Marques, Henrique Espadas, Michael Lima e Victor Hugo A ação ocorreu no Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações durante um final de semana.   

O professor da turma, Carlos Eduardo Paulino Silva, aproveitou a oportunidade para associar a atividade com o trabalho de conclusão de curso realizado na disciplina de Projeto de Software 2, em que os alunos têm a tarefa de criar um software utilizando os conceitos aprendidos durante o curso.  E ressalta iniciativas como estas devem ser  fomentadas e discutidas na instituição, já que os discentes se mostraram entusiasmados com toda temática abordada.

A iniciativa de um startup weekend é promover aos seus participantes uma experiência divertida e criativa, em que eles têm como objetivo idealizar, criar e validar um produto. Durante o processo de idealização do produto, mentores, profissionais da indústria e especialistas de mercado, orientam cada grupo a como desenvolver o potencial de suas ideias. O evento termina com a apresentação de cada solução a uma banca, que é composta por outros profissionais do mercado, indústria e da academia. A melhores ideias são avaliadas e as três melhores recebem destaque e uma premiação.

 

Mais informações podem ser conferidas em:
Conceito de startup weekend: https://startupweekend.org/
Facebook do aplicativo criado: https://www.facebook.com/free2lifeAPP