Você está aqui: Página Inicial > Governo lança movimento pela paz e cartilha de orientações para ambiente escolar mais seguro

As ações buscam orientar a implementação de medidas preventivas de proteção do ambiente escolar.
publicado: 24/04/2023 17h37, última modificação: 24/04/2023 17h37

O Governo Federal lançou, na última quinta-feira (20/4), a campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a promoção de um ambiente escolar de paz. As instituições da Rede Federal, por meio de adesão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), integram o movimento pela paz. Além desta ação, o Ministério da Educação (MEC) publicou na última quarta-feira, 19, a cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”.

O movimento pela paz conta com o uso das hashtags #BrasilUnidoPelaPaz e #EscolaSegura e chama a atenção para que, com a união de todas as pessoas, o país consiga superar esse período de insegurança nas escolas, após os episódios de violências e o aumento da disseminação de conteúdos relacionados ao discurso de ódio, de violência e de agressividade. Entre as ações integradas que o Governo Federal deu início está a Operação Escola Segura que conta com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia.

Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar

A cartilha, disponível no site do Ministério da Educação, visa orientar toda a comunidade sobre ações e cuidados para a proteção e segurança no ambiente escolar, incluindo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, de proteção e de assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; entre outros.

Baixe a cartilha Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar

A publicação faz parte do conjunto de ações desenvolvidas para a promoção de medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar. O objetivo é dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção de atos de violência nas escolas, institutos federais, universidades e em outras instituições de educação. O documento apresenta orientações para os entes federados, para as redes e instituições de ensino.

Texto adaptado elaborado a partir de informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.