Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Branco irá implementar um ambiente de inovação
conteúdo

Notícias

Campus Ouro Branco irá implementar um ambiente de inovação

Projeto para instalação de ambiente de inovação do Campus Ouro Branco é aprovado em primeiro lugar em edital do IFMG
publicado: 09/07/2020 17h06, última modificação: 09/07/2020 17h06

O Campus Ouro Branco irá implementar um ambiente de inovação. O projeto intitulado Ouro Hub foi aprovado em primeiro lugar entre os 12 projetos submetidos em edital que selecionou projetos para a criação de ambientes de inovação nos Campi do IFMG. A proposta é que estes ambientes possam proporcionar aos estudantes, pesquisadores e empreendedores condições para desenvolverem novas tecnologias e produtos, atendendo ao setor produtivo, estimulando a inovação e o empreendedorismo.

A proposta contemplada prevê a instalação, na Unidade II, de um ambiente de coworking e pré-incubação de negócios, uma incubadora de empresas e um espaço maker, para criação de propriedade intelectual do tipo produto e/ou serviço. Segundo o coordenador do Ouro Hub, professor Gérber Lúcio Leite, “o ambiente de inovação deve promover ações pedagógicas que envolvam alunos e professores em um ensino inovador e também proporcionar resultados para a comunidade”. As áreas-chave de atuação serão Sustentabilidade, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e Gestão de Negócios.

A previsão é que, a partir do segundo semestre de 2020, sejam realizadas as reformas para implantação do Ouro Hub, a contratação de bolsistas e o planejamento de ações pedagógicas para integrar o espaço com as atividades de ensino do IFMG, visando à inauguração do ambiente no primeiro semestre de 2021. Em função da atual situação de pandemia, algumas etapas ainda aguardam previsão uma vez que tiveram que ser postergadas. O ambiente de inovação a ser implantando receberá recursos na ordem R$ 45.000,00, em reformas e aquisição de mobiliário e equipamentos.

Para o diretor do Campus Ouro Branco, professor Lawrence de Andrade, “a aprovação do projeto significa uma oportunidade de fortalecer a integração entre organizações estratégicas da região, como IFMG, CAP/UFSJ, Prefeitura de Ouro Branco, Gerdau, ADEOB, SEBRAE, entre outras, tornando o ecossistema do Alto Paraopeba mais robusto para incentivar e apoiar o desenvolvimento de inovações e novas empresas de base tecnológica ou tradicional”.

Durante a elaboração do projeto, houve grande interação entre as áreas técnicas, a Direção Geral, a Direção de Administração e Planejamento, as Coordenações de Pesquisa e de Extensão e o setor de Tecnologia de Informação que se uniram para planejar o espaço para instalação do Ouro Hub. Inicialmente, a equipe de gestão do Ouro Hub contará com quatro professores: Gérber Lúcio Leite e Juliane Ribeiro da área de Administração, Carlos Eduardo Silva, da área de Computação e Heric Henrique Silva da área de Engenharia Metalúrgica, além de três bolsistas que serão selecionados para apoiar diversas atividades.