Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Branco realiza doação de 700 litros de álcool para o município
conteúdo

Notícias

Campus Ouro Branco realiza doação de 700 litros de álcool para o município

publicado: 28/09/2020 16h48, última modificação: 05/11/2020 19h50

Na semana passada, o IFMG Campus Ouro Branco realizou a doação de mais 700 litros de álcool 70% para a Prefeitura de Ouro Branco. A ação é resultado do projeto "Rede de Colaboração IFMG com instituições públicas e privadas de combate à Covid-19" e parte das iniciativas desenvolvidas pelo IFMG para reforçar as ações de combate ao avanço da Covid-19.

Em abril, a instituição já havia doado 150 litros de álcool 70% à Secretaria Municipal de Saúde, que destinou o produto para o hospital e postos de saúde da cidade. Assim, ao todo são 850 litros produzidos e doados para o município. O diretor geral do Campus Ouro Branco, Lawrence de Andrade, destacou a satisfação em poder contribuir com a sociedade em um momento tão importante, buscando promover a proteção à saúde e à vida da população.

A produção do álcool contou com a parceria da indústria de cosméticos Mutari, de Belo Horizonte, por meio de acordo de colaboração mútua, sem transferência de recursos financeiros. O IFMG se encarregou da aquisição dos insumos necessários e das embalagens e a Mutari assumiu a responsabilidade técnica de fabricação do produto.

Por que o álcool 70%? 

O álcool é um microbicida com características anti-séptica e desinfetante. Porém, sua atividade antimicrobiana está condicionada à sua concentração em peso ou em volume em relação à água. Na concentração de 70%, o produto tem a quantidade exata de água para facilitar a entrada do álcool no interior do microorganismo, seja bactéria, fungo ou vírus (como o Coronavírus), resultando na sua destruição. O álcool líquido tem a mesma função do álcool em gel em relação à proteção contra o novo coronavírus.