Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade deve estar atenta aos cuidados com a saúde
conteúdo

Notícias

Comunidade deve estar atenta aos cuidados com a saúde

publicado: 06/05/2020 11h35, última modificação: 06/05/2020 11h42

Neste final de semana, o Brasil registrou mais de 100 mil casos de Covid-19. Também foram confirmadas mais de 7 mil mortes ocasionadas pela doença, representando uma taxa de letalidade é de 6,4%. Já a quantidade de pessoas recuperadas totaliza mais de 42 mil. As regiões com maior quantidade de casos, em ordem decrescente, são Sudeste, Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste.

Neste cenário, o IFMG Campus Ouro Branco mantêm as recomendações e reforça a importância dos cuidados com a saúde buscando minimizar os impactos da contaminação do coronavírus. As aulas se mantêm suspensas, conforme orientações dos órgãos governamentais, mas a instituição vem atuando em diversas iniciativas para contribuir com a sociedade neste momento.

Entre os cuidados necessários com a saúde que devem ser observados, estão as medidas de higiene para redução de transmissibilidade (como lavagem das mãos e limpeza de superfícies), etiqueta respiratória e o uso de máscaras caseiras para toda a população. As máscaras devem ser utilizadas quando for necessário sair de casa e devem ser usadas por todos, incluídos aqueles que não estão nos grupos de riscos ou não tem nenhum sintoma.

Entenda a diferença entre distanciamento social, isolamento e quarentena

Distanciamento social é a diminuição de interação entre as pessoas de uma comunidade para diminuir a velocidade de transmissão do vírus. É uma estratégia importante quando há indivíduos já infectados, mas ainda assintomáticos ou oligossintomáticos, que não se sabem portadores da doença e não estão em isolamento. Esta medida deve ser aplicada especialmente em locais onde existe transmissão comunitária, quando a ligação entre os casos já não pode ser rastreada e o isolamento das pessoas expostas é insuficiente para frear a transmissão. O distanciamento social pode ser ampliado (não se limita a grupos específicos) ou seletivo (apenas os grupos de maior risco ficam isolados – idosos, imunodeprimidos, pessoas com doenças crônicas).

Isolamento é uma medida que visa separar as pessoas doentes (sintomáticos respiratórios, casos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus) das não doentes, para evitar a propagação do vírus. O isolamento pode ocorrer em domicílio ou em ambiente hospitalar, conforme o estado clínico da pessoa. Essa ação pode ser prescrita por médico ou agente de vigilância epidemiológica e tem prazo máximo de 14 dias.

Quarentena é a restrição de atividades ou separação de pessoas que foram presumivelmente expostas a uma doença contagiosa, mas que não estão doentes (porque não foram infectadas ou porque estão no período de incubação).