Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consciência Negra: capoeira e documentário destacaram a data no IFMG Ouro Branco

Eventos deram seguimento à agenda institucional dedicada ao Mês da Consciência Negra
publicado: 21/11/2019 21h02, última modificação: 21/11/2019 23h13

Estudantes dos cursos de graduação do IFMG Ouro Branco foram recepcionados na noite de 20 de novembro – Dia da Consciência Negra - com uma das práticas mais importantes da história de resistência sociocultural e de construção da identidade da população afro-brasileira: a capoeira.

O grupo Angola Iuna, do projeto de Extensão "A Capoeira Angola no IFMG: Integração Comunitária e Construção Identitária", deu o tom do início das atividades noturnas no Campus. Professores, alunos dos cursos técnicos integrados e membros da comunidade externa que participam do projeto, reuniram-se em frente ao hall do Bloco Didático para contar a história do povo negro e sua chegada ao Brasil, através de ladainhas e corridos da capoeira.

A Capoeira Angola é uma manifestação afro-brasileira que se apresenta como instrumento de resgate histórico, contribuindo para o fortalecimento identitário. Essa ação extensionista ocorre no IFMG Ouro Branco desde o mês de junho, oferecendo aulas gratuitas e abertas à comunidade às quartas-feiras, de 18h40 às 20h; e às sextas-feiras, de 17h30 às 19h, na Unidade II do Campus.

Documentário

Após a apresentação do grupo Angola Iuna, ocorreu uma sessão de cinema comentado, com a exibição do documentário "Pastinha: uma vida pela capoeira", de Antonio Carlos Muricy, que mostra a trajetória do poeta e guardião da capoeira Angola, Mestre-Pastinha.

Os eventos fizeram parte da programação especial elaborada pelo IFMG Ouro Branco, por meio do Núcleo de Atendimento ao Educando e Educador (NAEE) e da Comissão do Mês da Consciência Negra, para fomentar o debate sobre diversos temas correlatos.