Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Direção do IFMG/OB conversa com estudantes sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e sobre os impactos do corte orçamentário anunciado pelo Governo Federal

publicado: 31/05/2019 20h43, última modificação: 31/05/2019 20h43

Periodicamente ocorrem reuniões entre a Direção Geral do IFMG Ouro Branco e as representações estudantis, onde são feitos repasses de informações sobre o Campus e, principalmente, coleta de demandas dos estudantes. Entre abril e maio foram três encontros com representantes de turmas – sendo um encontro com os líderes de turmas dos cursos de graduação, ocorrido em abril e duas reuniões com os representantes das turmas dos cursos integrados e do grêmio estudantil.

Em abril, duas reuniões focaram no repasse de informações referentes ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o qual será importante norteador das ações para os próximos 5 anos em todo o Instituto. No campus Ouro Branco, houve destaque para a proposta de novos cursos, principalmente para os de pós-graduação, além de estratégias para a melhoria da infraestrutura. A direção aproveitou para repassar algumas ações de melhorias do campus, como a disponibilização de um laboratório nos horários de intervalo, reparo da quadra na unidade 2, a produção de informativos mensais que seriam enviados por e-mail aos estudantes, a construção de uma via de passagem elevada pela prefeitura na Av. Intendente Câmara, dentre outras.

Por entender também que uma administração educacional eficiente passa pela transparência e contextualização da comunidade escolar acerca das diversas situações que permeiam o Campus, o diretor-geral Lawrence de Andrade convidou representantes de turma dos cursos integrados e do Grêmio Estudantil no início deste mês para um bate-papo sobre o bloqueio nos recursos orçamentários. Durante a reunião foram explicados os impactos sobre as instituições de ensino federais, com ênfase para o IFMG e UFSJ, presentes em nossa cidade. Foi divulgado que, após análise cautelosa feita pela equipe de gestão do IFMG/OB, a redução de 32% dos recursos discricionários (cerca de R$830.000,00) acarretaria uma dificuldade de funcionamento a partir de setembro deste ano; mas que havia um compromisso institucional de trabalhar incansavelmente em defesa da manutenção integral do orçamento.

Sobre a repercussão direta no Campus, foram elencados pontos como o comprometimento do pagamento de bolsas de Pesquisa e Extensão; no programa de mobilidade acadêmica internacional; nas iniciativas de melhorias previstas para a comunicação e TI; na compra de móveis, livros, equipamentos, suprimentos e insumos para os laboratórios; nas ações de capacitação dos servidores; na revisão de contratos e possíveis alterações do quadro de terceirizados; nas obras de expansão e melhorias do Campus; na realização de eventos acadêmicos; além da impossibilidade de cumprir na integralidade visitas técnicas e participação em eventos acadêmicos, culturais e esportivos.

A Direção Geral do IFMG Campus Ouro Branco entende a importância da proximidade com os alunos para a constituição de uma cultura escolar mais inclusiva e efetiva. Esses encontros com os estudantes - parte fundamental no processo educativo – garantem a democratização da gestão e um ambiente escolar mais saudável.