Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG lança Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

IFMG lança Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Documento explica como utilizar normas da ABNT em monografias, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios de estágio entre outros, e é válida para todos os cursos do IFMG
publicado: 05/03/2020 15h58, última modificação: 05/03/2020 15h58

Para elaborar seus trabalhos acadêmicos, os estudantes dos cursos técnicos, da graduação e da pós-graduação podem consultar, a partir de agora, o Manual de Normalização - Edição 2020, lançado pelo IFMG. O documento tem como objetivo orientar e normalizar as publicações técnico-científicas no âmbito institucional. A publicação orienta como utilizar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que são aplicáveis à produção de trabalhos acadêmicos, tais como monografias, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios de estágio, atividades avaliativas, entre outros.

“Qualquer pesquisa, para ser desenvolvida, necessita de um projeto e de regras que a oriente. Ambos não podem garantir o sucesso da investigação, mas a inadequação ou a ausência de normas técnicas certamente podem levar ao insucesso”, afirma Rejane Santos, coordenadora da Rede de Bibliotecas do IFMGA normalização apresentada no manual tem como base as Normas de Documentação e Informação da ABNT 6023, 6024, 6027, 6028, 10520,14724, 15287 e outras.

Clique aqui para baixar o Manual de Normalização do IFMG

O livro tem 124 páginas e foi organizado e elaborado pelas bibliotecárias e bibliotecários da instituição. Para orientar melhor os estudantes e deixar as regras mais claras, foram incluídas figuras, modelos e exemplos práticos de tipos de formatação que devem ser utilizadas nos trabalhos acadêmicos. A versão lançada agora é a primeira edição, que poderá ser revista e aperfeiçoada, conforme as necessidades. Clique aqui para enviar comentários e sugestões.