Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Ouro Branco participa da grande final da Olimpíada Nacional de História do Brasil, em Campinas/SP

por Aline Rocha publicado 19/07/2018 10h09, última modificação 19/07/2018 11h31

A equipe do IFMG Ouro Branco inscrita na 10ª Olimpíada Nacional de História do Brasil está na final da tradicional competição promovida pela Universidade Estadual de Campinas, por meio de seu Departamento de História. Os representantes do campus Ouro Branco viajam a Campinas, no estado de São Paulo, onde se encontram com outras 310 equipes de diversas partes do país para participarem do encerramento da ONHB nos dias 18 e 19 de agosto.

Formada pelos alunos Filipe Emanuel Henriques, Arthur Henrique Gomes de Souza e Matheus Henrique dos Santos Mapa, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática; e orientada pelo professor de História Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos, a Templários de Jeová é uma das "sobreviventes" de uma maratona de questões e tarefas historiográficas que reuniu mais de 40 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o Brasil.

A Olimpíada Nacional de História do Brasil fomenta o estudo da temática abordando questões fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos e pesquisas inéditas. Nesta 10ª edição, a ONHB trouxe seis fases online, cujas respostas foram enviadas exclusivamente pelo site e obtidas pelos participantes através do debate com os colegas de equipe, além de pesquisas em livros, internet e a orientação dos professores. A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares – como geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades - e tem um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.