Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Isenção de taxa: inscreva-se no Enem 2020 e venha para o IFMG

Isenção de taxa: inscreva-se no Enem 2020 e venha para o IFMG

publicado: 13/04/2020 18h02, última modificação: 11/05/2020 16h21

Você sabia que para ingressar nos cursos de graduação oferecidos pelo IFMG é necessário ter feito, pelo menos, uma das três últimas edições do ENEM? Então, fique atento e se inscreva no ENEM 2020!

O IFMG Campus Ouro Branco oferece cursos gratuitos de graduação nas áreas de Administração, Engenharia Metalúrgica e Sistemas de Informação, além do curso de graduação em Pedagogia na modalidade licenciatura.

A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita até sexta-feira, dia 17 de abril. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 24 de abril de 2020 e é responsabilidade do candidato acompanhar a situação da solicitação.

Todos os candidatos, mesmo aqueles que tiverem a solicitação de isenção da taxa aceita, deverão realizar a sua inscrição para o Enem 2020 entre os dias 11 e 22 de maio, na Página do Participante.

Condições para conseguir a isenção da taxa de inscrição

• Está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.
  • Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Justificativa de Ausência

Os candidatos que tiveram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019, e não compareceram aos dois dias de prova deverão justificar a ausência para pedir uma nova isenção em 2020. O processo deve ser feito exclusivamente na Página do Participante.

Cadastro

Para justificar a ausência em 2019 e/ou solicitar a isenção em 2020, os participantes deverão ter o login único do governo federal, pelo portal gov.br. O acesso poderá ser realizado pela Página do Participante do Enem.  A senha deverá ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame, desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados, em 2021.

Novidade: Enem Digital

Nessa edição, o participante terá que optar por se inscrever no Enem 2020, impresso ou na edição digital e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção. Para o Enem 2020 digital, serão disponibilizadas 100 (cem) mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. O exame digital será oferecido a partir deste ano, com implantação gradual e aplicação-piloto para 100 mil pessoas de todo o país. A estrutura das provas é a mesma do modelo impresso.

Clique aqui e saiba tudo sobre o Enem 2020