Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para a Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais

Inscrições para a Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais

O curso, ofertado pelo Campus Bambuí na modalidade à distância, é gratuito e as inscrições podem se realizadas até o dia 20 de março.
publicado: 09/03/2022 18h35, última modificação: 09/03/2022 18h35

Estão abertas, até 20 de março, as inscrições para a Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais, ofertada pelo Campus Bambuí. O curso visa capacitar profissionais em educação para o desenvolvimento de uma prática educativa comprometida com o respeito à diversidade étnico-racial e com princípios educacionais antirracistas.

Podem se candidatar profissionais com curso superior completo, em qualquer área de conhecimento, com conclusão prevista para até a data da matrícula na pós-graduação. A seleção tem como base os seguintes critérios: carta de intenção do candidato e tempo de experiência de trabalho em instituições escolares. Os interessados devem acessar e preencher o formulário eletrônico

A pós-graduação lato sensu é gratuita e será ofertada à distância. A carga horária total é de 420 horas, com duração de três semestres letivos. São disponibilizadas 26 vagas, sendo 20 exclusivas para quem trabalha ou trabalhou nos últimos dois anos em instituições escolares (sendo 16 vagas destinadas a docentes) e seis para servidores técnico-administrativos do IFMG. Do total de vagas, 50% (13 vagas) serão reservadas para ações afirmativas. Para mais informações, clique aqui.

Conheça as Linhas de Pesquisa

• História e cultura dos povos ameríndios: diversidade étnica e cultural dos povos ameríndios, em especial dos povos indígenas que habitam o Brasil.
  • Educação e relações étnico-raciais: reflexões teórico-metodológicas sobre como abordar as relações étnico-raciais em sala de aula.
  • História e cultura africana e afro-brasileira: diversidade étnica e cultural dos povos de origem africana que habitam o Brasil.
  • Políticas públicas e pensamento social brasileiro: ações empreendidas pelos poderes instituídos no Brasil em relação aos povos indígenas e à população Afro-Brasileira.
  • Território e territorialidades: Formação do território brasileiro, com foco nas formas de relação entre as populações indígena e Afro-Brasileira com a terra.

Edital 10/2022 - Educação para Relações Étnico -Raciais