Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota da Direção sobre a ocupação dos estudantes do prédio da Unidade I

Nota da Direção sobre a ocupação dos estudantes do prédio da Unidade I

publicado: 18/11/2016 16h52, última modificação: 18/11/2016 18h32

A direção do IFMG – Campus Ouro Branco, vem a público informar que o prédio da Unidade 1 foi ocupado por parte dos estudantes. Eles protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição 241/2016 (atual PEC 55/2016) e a reforma do ensino médio brasileiro por meio de Medida Provisória.

A direção afirma sua constante abertura ao diálogo e respeito a toda a comunidade acadêmica e acompanha permanentemente a situação, preocupando-se, neste momento, com a segurança de todas as pessoas envolvidas e confiando no comprometimento com a conservação de seu patrimônio.

Diante do contexto posto, é necessário destacar o papel das Instituições de Ensino Público que têm como princípio balizador a busca pela construção de uma sociedade em que a igualdade de oportunidades, os direitos fundamentais e a democracia estejam garantidos a seus cidadãos.

Por um lado vivenciamos uma conjuntura marcada por crise econômica, e, por outro, o atual Governo Federal propõe soluções que culpabilizam o Estado e indicam como fulcro de tal crise os supostos gastos excessivos do Estado com direitos constitucionais primários. Tais soluções reduzem a capacidade do Estado de garantir um dos pilares do desenvolvimento de qualquer nação, o sistema educacional, que necessita em todos os níveis de investimentos constantes e crescentes para universalizar o acesso à Educação Básica e ampliar o Ensino Superior, como preveem inclusive as metas do Plano Nacional de Educação.

A direção entende e solidariza-se com os estudantes que, neste momento, protagonizam a ampliação destes movimentos de resistência.

Para garantir o bom uso do espaço público e o funcionamento de atividades administrativas essenciais, o posicionamento do IFMG campus Ouro Branco diante do movimento de ocupação será de diálogo e proximidade, primando para que a ação ocorra da maneira mais pacífica e organizada possível.

Os IF´s têm vivenciado um resultado excepcional na formação de tantas pessoas, sejam em cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos, de tecnologia, de licenciaturas, bacharelado e pós graduação. Que essa mobilização seja a favor da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

Atenciosamente,

A direção.