Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota pública da área de Ciências Humanas contra o projeto "Escola sem partido"

Nota pública da área de Ciências Humanas contra o projeto "Escola sem partido"

publicado: 14/06/2016 16h40, última modificação: 14/06/2016 19h49
Nós, professores e professoras da área de Ciências Humanas do IFMG campus Ouro Branco, manifestamos publicamente repúdio ao movimento "Escola sem Partido" e ao Projeto de Lei 867/2015. Tal movimento defende, dentre outras coisas, que os docentes deixem de tratar "conteúdos que possam estar em conflito com as convicções morais, religiosas ou ideológicas dos estudantes ou de seus pais ou responsáveis" (art.3º). Além de não precisar quais seriam tais conteúdos, prevê severas punições aos docentes acusados de "doutrinação ideológica". Autoritária, a proposta ataca um direito humano fundamental, a liberdade de expressão, em nome de um conceito vago e superado de "neutralidade". Nós, professores e professoras, acreditamos que a Educação se faz, sobretudo, em um ambiente de discussão, de aprendizado contínuo e de protagonismo policêntrico, que pode ser ampliado com a participação e responsabilidade dos pais e discentes. O espaço educacional não é dado ao humano, mas por ele construído e incessantemente reconstruído. Nunca está pronto e acabado. Desta forma, não faz sentido a mera repetição de conteúdos que não estabelecem conjugação com a vida e a realidade. A escola deve ser, junto com a família (em todas as suas formas) e outras instituições, base para a construção de uma sociedade tolerante em que predomine o respeito ao pluralismo político, religioso, cultural e sexual. Em defesa desse espírito democrático, colocamo-nos à disposição para debater o assunto com alunos(as), pais, técnicos(as)-administrativos(as) e professores(as).
Assinam:
Aurélio Alves Ferreira