Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra aborda possibilidades da adaptação curricular para a inclusão
conteúdo

Notícias

Palestra aborda possibilidades da adaptação curricular para a inclusão

Evento traz a experiência do Campus Ibirubá, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, e será transmitido ao vivo no canal do IFMG no YouTube.
publicado: 25/06/2023 08h08, última modificação: 25/06/2023 08h08

Será realizada nesta segunda-feira, dia 26 de junho, às 14 horas, a palestra "Desafios e possibilidades da adaptação curricular na educação profissional técnica de nível médio integrado no Campus Ibirubá", transmitida ao vivo no IFMG no YouTube (IFMG Play), que irá abordar um estudo de caso de ação de inclusão na Rede Federal de Educação.

Promovido pelo setor de Políticas Inclusivas da Diretoria de Assuntos Estudantis, o evento irá discutir os desafios e as possibilidades da adaptação curricular no ensino técnico de nível médio integrado, a apreensão dos professores ao saber que terão um estudante com necessidades educacionais específicas e as estratégias que estão sendo construídas no Campus Ibirubá por meio do trabalho realizado pelo Napne.

Andreia TeixeiraSabrine de OliveiraA palestra será ministrada pela pedagoga Andréia Teixeira (à esquerda), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá, especialista em Supervisão e Gestão Escolar; e pela tradutora intérprete de Libras Sabrine de Oliveira (à direita), integrante do Núcleo de Atenção à Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do mesmo campus; especialista em Tradução, Interpretação e Docência de Libras.

As palestrantes destacam que as instituições de ensino profissional e tecnológico devem acolher e incluir a todos, garantindo não somente o acesso, mas a permanência e o êxito dos estudantes. Para isso, é preciso prezar pela qualidade do processo pedagógico que envolve todas as ações vinculadas aos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE), o que requer o engajamento de toda a comunidade escolar, especialmente o comprometimento dos docentes. No entanto, argumentam, a formação acadêmica não é suficiente para preparação dos professores para a heterogeneidade da sala de aula.

Acompanhe ao vivo no IFMG Play