Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Campus Ouro Branco recebe Prêmio UFMG de Teses 2018
conteúdo

Professora do Campus Ouro Branco recebe Prêmio UFMG de Teses 2018

por Fernando Cintra publicado 25/10/2018 17h42, última modificação 25/10/2018 17h43

 

A tese da professora Dra. Juliane de Almeida Ribeiro, docente do curso de Administração do IFMG Campus Ouro Branco, recebeu, no último dia 18 de outubro, o prêmio de melhor tese defendida no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG, no ano de 2017. A solenidade de entrega dos prêmios, que reconheceu as melhores teses desenvolvidas na Universidade em diversas áreas do conhecimento, foi realizada no auditório do prédio da Reitoria, no Campus Pampulha da UFMG.

A tese intitulada “Desenvolvimento e validação de um modelo de referência para a gestão estratégica do desempenho de parques tecnológicos” demonstra a construção e o aperfeiçoamento de um modelo que evidencia os principais recursos para o planejamento e a gestão de parques tecnológicos, bem como indicadores de desempenho que podem direcionar a avaliação dos resultados desses empreendimentos. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira qualitativa, com base em dez entrevistas com gestores de três parques tecnológicos em operação no Brasil, e a segunda quantitativa, por meio de um survey com 84 proprietários e gestores de empresas inovadoras instaladas em 15 parques tecnológicos do País.

O trabalho, que gerou dois artigos científicos publicados em periódicos de impacto na área de Administração, sendo um deles o Journal of Technology Management & Innovation (Qualis A2) e o outro a Revista Eletrônica de Administração (Qualis B1), foi orientado pelo professor Dr. Marcelo Bronzo Ladeira, da UFMG, e coorientado pela professora Dra. Luciana Paula Reis, da UFOP. Ainda está em construção um terceiro artigo científico proveniente da tese completa, que poderá vir a se transformar em um livro no futuro.