Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto ajuda a preparar candidatos para a redação do Enem

Projeto ajuda a preparar candidatos para a redação do Enem

publicado: 14/05/2020 12h37, última modificação: 14/05/2020 12h50

Voltado para estudantes de Ensino Médio e demais interessados da região ou de outros lugares do país, o projeto “ConTEXTO: Oficina de Leitura e Produção de Textos” promove o desenvolvimento de competências e habilidades de produção de textos com foco na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A partir das propostas de redação, os interessados podem escrever suas redações e enviá-las pelo site do projeto de extensão do IFMG Campus Ouro Branco. Em média, após 10 dias úteis, recebem uma correção qualificada totalmente gratuita (o prazo de retorno pode alterar em função da demanda).

“A redação representa 20% da nota do candidato no exame, assim o bom desempenho do candidato pode ser um diferencial para o seu ingresso em uma universidade pública, privada ou até mesmo no exterior”, afirma o coordenador do projeto, o professor Adilson Ribeiro. “O projeto também irá contribuir com melhorias na leitura e escrita que poderão ser utilizadas pelo estudante ao longo da vida”, ressalta.

Como participar do projeto?

Para participar, acesse o site contextodoenem.ourobranco.ifmg.edu.br. Além propostas de redação, com temas definidos a partir de pesquisas sobre os assuntos mais relevantes no momento, também é possível conferir, pelo site, algumas dicas de escrita para a redação do Enem e redações nota 1000 que servem como fonte de estudo para os interessados.

Além das correções das propostas de redação, o projeto oferece ainda aulas com professores orientadores; orientações personalizadas; oficinas interativas; palestras; entre outras ações. Mesmo durante a suspensão das atividades, o projeto continua sendo realizado. as atividades presenciais estão suspensas, mas a correção das provas e eventuais atendimentos personalizados se mantêm de forma virtual.

Orientações para a redação e correção

A prova de redação do Enem exige do participante do teste que produza um texto dissertativo-argumentativo sobre um determinado tema, apresentado em articulação a textos motivadores para a reflexão e sempre a partir de uma situação-problema, para a qual o autor do texto precisa apresentar proposta de intervenção social. O texto deve ser redigido de acordo com a norma culta da língua portuguesa, evidenciando domínio da estrutura dissertativa-argumentativa, com tese, argumentos e proposta de intervenção.

Cada redação é avaliada por dois bolsistas, que recebem um treinamento, e a nota final consiste na média das notas de cada um. Caso ocorra discrepância entre as notas, um terceiro avaliador, um dos coordenadores do projeto, irá realizar a correção. Com isso, a correção pode ser realizada de uma forma semelhante ao modelo adotado pelo Inep, que possui dois avaliadores e, no caso de discrepância, um terceiro avaliador realiza a correção.

Sobre o projeto

O projeto é realizado desde 2017 e, ao todo recebeu e corrigiu mais de 600 redações. A equipe é composta pelos professores Adilson Ribeiro, Ana Paula Carvalho e Denise Maia, que coordenam o projeto, e conta com a participação de bolsistas e voluntários.