Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de compostagem em funcionamento no campus

Projeto de compostagem em funcionamento no campus

por Fernando Cintra publicado 21/02/2019 13h03, última modificação 21/02/2019 13h03

Foi instalada ontem, 20 de fevereiro, próximo à entrada principal do campus pela rua Afonso Sardinha, uma LIXEIRA ORGÂNICA. A instalação desta lixeira está relacionada ao projeto de pesquisa “Implantação de um sistema de compostagem dos resíduos sólidos orgânicos gerados na alimentação da comunidade acadêmica do IFMG- Campus Ouro branco para obtenção de adubo orgânico de qualidade” aprovado no edital 065/2018 (fomento à pesquisa - Reitoria) pelo professor Thiago Vinícius Toledo.

A partir desta ação, será implantado um sistema permanente de compostagem destes resíduos com o intuito de se obter um adubo orgânico de boas características físicas e químicas, com potencial para uso agrícola, como condicionador de solos e como substrato para plantas. Tal adubo orgânico permitirá a obtenção de uma horta orgânica dentro do campus e que produzirá alimentos de boa qualidade que serão doados para o asilo, creches e/ou escolas públicas do município de Ouro Branco – MG.

Além do caráter social, este projeto está intimamente relacionado com as práticas de sustentabilidade adotadas pelo IFMG - campus Ouro Branco recentemente e que veem trazendo importantes impactos ambientais e sociais.

Convidamos a todos os alunos e servidores do campus a abraçarem esta ideia e depositarem os resíduos orgânicos na referida lixeira. O meio ambiente agradece!

Observação:

Os principais resíduos que devem ser depositados na lixeira orgânica englobam: Frutas e suas cascas; cascas de ovos; legumes; sachê de chá sem etiqueta e erva de chimarrão; borra e filtro de café; grãos e sementes.

Qualquer dúvida, entrar em contato com o coordenador do projeto, o professor Thiago Toledo (thiago.toledo@ifmg.edu.br)