Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos do Campus Ouro Branco são reconhecidos pelo Prêmio Mérito Extensionista

Confira os projetos de extensão do IFMG Campus Ouro Branco que foram vencedores no Prêmio Mérito Extensionista.
publicado: 04/01/2022 09h21, última modificação: 04/01/2022 11h15

O Campus Ouro Branco teve quatro projetos vencedores entre as 21 iniciativas – programas, projetos e eventos – realizadas ao longo de 2021 que concorreram na 1ª edição do Prêmio Mérito Extensionista do IFMG. O Prêmio Mérito Extensionista tem o intuito de reconhecer e valorizar as principais ações de extensão realizadas no IFMG. A premiação é dividida em quatro categorias: Responsabilidade Social, Qualificação Profissional, Destaque Proex e Destaque Local. Entre os prêmios, serão distribuídas placas de honra ao mérito, bolsas e certificados, além da inclusão dos nomes dos premiados no Hall da Fama Extensionista.

Destaque Categoria Qualificação Profissional

O professor Adilson Ribeiro foi premiado pela grande repercussão do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) "Redação para o ENEM" disponibilizado na Plataforma +IFMG. O curso conta com mais de 5 mil inscritos até o momento foi preparado em parceria com as professoras Ana Paula de Carvalho e Denise Maia também do IFMG, além da professora Thaís de Souza. “O curso foi planejado com base nas nossas experiências exitosas com a preparação de nossos alunos e nossas alunas para a redação do Enem e também na nossa atuação em um projeto de extensão voltado para a comunidade em geral”, afirma Adilson Ribeiro. O curso é gratuito e qualquer pessoa pode fazê-lo, bastando se inscrever na Plataforma +IFMG.

Categoria Destaque Proex

A servidora Milene Barbosa foi premiada pelo projeto “Pesquisa Terminológica em Libras da Área Turística de Congonhas”. Por meio da iniciativa foi desenvolvido um conjunto de sinais em Libras, até então inexistentes, para que os surdos possam compreender as obras de Aleijadinho, em Congonhas, que compõem o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, considerado como o maior conjunto barroco das Américas. Para promover o acesso e a inclusão nos ambientes culturais e históricos do município, o trabalho contou com o envolvimento de surdos que nasceram ou vivem em Congonhas e na região. De acordo com a tradutora e intérprete de Libras do IFMG, “mesmo os surdos que conheciam os lugares históricos e turísticos da cidade não sabiam como referir-se a eles utilizando a Libras, já que não havia consenso de sinais específicos e tampouco conheciam seu nome em português, sendo necessárias longas explicações.

Já o professor Carlos Eduardo Paulino recebeu a premiação pelo projeto "Programa OB 2.0" que propõe a ensinar programação de softwares, aplicativos e robótica para cerca de 300 estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental do município de Ouro Branco, buscando despertar o interesse dos estudantes em aprender sobre o desenvolvimento de tecnologias. Atualmente, participam também do projeto, os professores Ângelo Magno e Suelen Mapa, além de alunos bolsistas.

Por fim, o Seminário "Centenário Paulo Freire", uma iniciativa coletiva dos docentes do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProEPT) e da Licenciatura em Pedagogia do IFMG Ouro Branco, também foi vencedor. O evento propôs analisar, sob várias perspectivas, o grande legado intelectual do educador. Para um dos idealizadores, o professor Rodolpho dos Santos, “o evento se destacou também pela pluralidade de temáticas, analisando o impacto das obras de Paulo Freire desde a educação infantil até o ensino superior”. Ao longo dos três dias, foram transmitidas sessões com convidados nacionais e internacionais que tiveram um ótimo alcance. Foram 258 inscritos, sendo 113 alunos do IFMG, 118 pessoas da comunidade externa e 27 servidores.