Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Quer estudar no IFMG? Solicite a isenção da taxa para o Enem 2023
conteúdo

Notícias

Quer estudar no IFMG? Solicite a isenção da taxa para o Enem 2023

Você sabia que para o processo seletivo para os cursos de graduação do IFMG utiliza a nota do Enem? As inscrições para o Enem 2003 podem ser feitas entre os dias 5 e 16 de junho, mas as solicitações de isenção de taxa devem ser realizada até o dia 28 de abril.
publicado: 19/04/2023 17h59, última modificação: 19/04/2023 17h59

Estudantes de baixa renda já podem solicitar a isenção da taxa para a edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Enem deverão ser realizadas entre os dias 5 e 16 de junho, mas a isenção da taxa deve ser solicitada até o dia 28 de abril. Os cursos de graduação ofertados pelo IFMG são gratuitos.

O IFMG adota a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um dos critérios de classificação para o ingresso nos seus cursos superiores. As formas de ingresso são: pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e pelo processo seletivo próprio, em que o IFMG irá considerar a nota do Enem. No Campus Ouro Branco, são ofertados cursos de graduação em Administração, Engenharia Metalúrgica, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Clique aqui e solicite a isenção da taxa de inscrição

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023, o participante deve:

  • estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2023, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Para solicitar isenção da taxa do exame, bem como justificar ausência na edição anterior, o participante deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br). Por meio do login único, o participante pode acompanhar a situação dos procedimentos realizados. O participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição na edição de 2022, porém não compareceu a nenhum dos dois dias de prova, deverá justificar a ausência para estar apto a solicitar a isenção da taxa de inscrição na edição deste ano.

Todos os motivos para justificar a ausência no Enem 2022 estão listados no Anexo I do Edital n.º 20 de 22 de março de 2023. Entre as justificativas aceitas, estão: assalto/furto, acidente de trânsito, casamento/união estável e morte na família. Os documentos utilizados para comprovar o motivo de ausência no exame anterior devem estar legíveis, datados e assinados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não aceitará autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais e/ou responsáveis. Só é necessário justificar ausência se o participante tiver faltado aos dois dias de aplicação do exame em 2022

A aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2023, isentos ou não, devem realizar a inscrição na Página do Participante, de 5 a 16 de junho.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Utilizado por instituições de ensino públicas e privadas, o exame é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse o edital que trata da isenção e da justificativa de ausência

Acesse a Página do Participante