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Ouvidoria é o canal de comunicação democrático entre o público e o IFMG. Por meio dela é possível obter informações, encaminhar reclamações, propor soluções, tecer elogios, fazes denúncias e ainda dar ideias para melhorar qualquer serviço que o IFMG esteja prestando. Alunos, servidores e comunidade externa podem utilizar a Ouvidoria do IFMG por meio da plataforma Fala.BR.  

Ouvidor torna-se o porta-voz das manifestações recebidas por meio do canal oficial (plataforma Fala.BR). Ele é o responsável por analisar, tratar e responder às demandas dos usuários. Também é garantida a proteção do manifestante com o anonimato ou pedido de restrição de identidade.

💻 No Campus Ponte Nova, além da plataforma Fala.BR, o cidadão também pode entrar em contato via e-mail: ouvidoria.pontenova@ifmg.edu.br. O prazo para resposta é de até 30 dias prorrogáveis pelo mesmo período.

Tipos de Manifestações

Conheça cada tipo de manifestação que podem ser enviados pela Ouvidoria:

  • Denúncias: comunicação de ato ilícito ou irregularidade praticada pela Instituição ou Servidor que venha ferir a ética ou a legislação;
  • Elogios: demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre um serviço recebido ou relativo a pessoas que participaram do atendimento;
  • Reclamações: demonstração de insatisfação/queixa com um serviço prestado ou conduta de um servidor;
  • Solicitações: pedido para adoção de providências por parte do órgão público; 
  • Sugestões: apresentação de ideias ou proposta de melhoria de políticas ou de serviço prestado;
  • Simplifique: ideias para desburocratizar o serviço público


O IFMG quer continuar ouvindo você! Participe e contribua na melhoria contínua dos serviços oferecidos pela instituição.



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