Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Assistência Estudantil
conteúdo

Assistência Estudantil

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h10, última modificação 08/05/2020 12h37
Responsável no Campus Ponte Nova: Débora E. F. de Oliveira Brumano.

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), é regulamentado pelo Decreto 7.234 de 19 de Julho de 2010 e tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens estudantes da educação pública. Os benefícios do programa visam democratizar as condições de permanência, minimizando os efeitos das desigualdades sociais e regionais, reduzir as taxas de retenção e evasão e promover a inclusão social pela educação. Nas seções abaixo você poderá conhecer mais sobre o Programa de Assistência Estudantil do IFMG e encontrar informações necessárias para ser beneficiário.

 Ícone de download NORMATIVA 01/2017 - Programa de Assistência Estudantil

Nota:

Aproveite o tempo que estamos em isolamento social para cadastrar ou atualizar seus dados no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE). Você pode obter todas as informações através dos tutoriais disponíveis na página da Assistência Estudantil do IFMG ou pelo manual do aluno presente na própria plataforma do SSAE

A Política de Assistência Estudantil do IFMG, prevê durante todo ano letivo a deliberação de auxílios emergenciais para estudantes regularmente matriculados e frequentes em pelo menos 03 (três) disciplinas dos cursos presenciais que tiveram a realidade social modificada após o período de inscrições do edital regular que estejam vivenciando situações situações de risco e/ou vulnerabilidade social temporária, desde que haja disponibilidade financeira.

Não são elegíveis para esse auxílio os estudantes que se encontram em situação excedente ou indeferida do edital regular que não tenha sofrido alteração de renda do seu grupo familiar.

A solicitação auxílio emergencial deve ser realizada no setor responsável pela assistência estudantil para que o mesmo encaminhe a situação para ser avaliada pelo Serviço Social. O Edital 15/2020 estabelece as as normas e instruções para concessão desse tipo de auxílio. 

Devido a suspensão das atividades presenciais por causa da pandemia provocada pelo COVID-19, a solicitação de atendimento deverá ser realizada através do email da Assistência Estudantil. Para qualquer análise, é imprescindível que o estudante tenha realizado o seu cadastro no SSAE com as informações no questionário eletrônico do seu grupo familiar. 

Os atendimentos serão realizados de acordo com a disponibilidade financeira do campus.