Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional
conteúdo

A Instituição

por ana.guimaraes publicado 26/04/2022 14h42, última modificação 23/11/2023 08h53

O IFMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores e possui uma Reitoria (unidade administrativa) em Belo Horizonte, além de campi em 18 cidades.

Todos os cursos do IFMG são gratuitos. Para ingressar em algum curso técnico ou superior do Instituto existem duas possibilidades: por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou por meio dos processos seletivos de Vestibular e Exame de Seleção  O IFMG também oferece, em algumas unidades, cursos de pós-graduação e cursos rápidos, de Formação Inicial e Continuada (FIC), cujas informações podem ser consultadas nas páginas dos campi.

Regimento Geral do IFMG - Resolução nº 20 de 08/10/2021

Resolução nº 12, de 02 de maio de 2018 - Dispõe sobre alteração do Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG

 


 


O Campus Avançado Ponte Nova e seu histórico


O IFMG - Campus Avançado Ponte Nova teve início através da assinatura de convênio de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Ponte Nova, em 2014. As atividades do campus tiveram início em junho de 2014, quando se iniciaram as ações para o funcionamento das primeiras turmas, em agosto deste mesmo ano. Incialmente, o campus funcionava em um espaço cedido pela prefeitura na Escola Municipal José Maria da Fonseca.  Em dezembro do mesmo ano, com o projeto de iniciar as turmas dos cursos técnicos integrados em administração e em informática, o município cedeu ao IFMG um espaço com melhor infraestrutura e maior espaço para as aulas, localizado próximo à área pertencente ao instituto, que ainda estava em reforma. O IFMG Ponte Nova foi oficialmente autorizado através da Portaria nº 27, de 21 de janeiro de 2015, emitida pelo Ministério da Educação. fevereiro de 2018, após a obra de reforma do espaço cedido, foi inaugurado o prédio principal do Instituto. O Campus Avançado Ponte Nova tem, assim, sua sede localizada na Praça José Emiliano Dias, nº 87, Centro, Ponte Nova, MG. O prédio pertencia à União e foi repassado ao Ministério da Educação e Cultura – MEC, para a construção do centro de ensino. 

A sede dispõe de um prédio administrativo e de ensino, com salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de estudos, salas de professores, salas para técnicos administrativos, auditório, Central Cultural, quadra poliesportiva e áreas de convivência. O campus possui uma ampla área verde, reflorestada com plantio de mudas de espécies nativas, com proteção às áreas de nascentes e cultivo de hortaliças. O prédio está localizado na antiga estação Central do Brasil da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). Todos os bens restantes foram doados para a instituição. No campus, dois vagões de carga foram reformados após anos de abandono e sucateamento. Além do prédio principal, o campus conta com o anexo localizado do outro lado da rua, que possui salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências da natureza, laboratório de inovação, estúdio de gravação, refeitório e área de convivência.

Em 2020, além dos Cursos Técnicos em Informática e Administração, o Campus Ponte Nova passou a ofertar o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Para 2024, espera-se a finalização da obra de cobertura da Quadra Poliesportiva.

- Portaria MEC 27/2015 - Autorização do IFMG Ponte Nova

- Resumo dos acontecimentos dos primeiros 5 anos do campus (2015-2019)


Ícone Conselho Acadêmico

Ícone Estrutura Organizacional

Ícone Quem somos

Ícone Agenda diretor

Ícone Atos Normativos

Ícone Boletim de Serviços

Acesso Rápido