Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Convergindo para o sucesso!” resume o primeiro evento de empreendedorismo do IFMG Campus Ponte Nova
conteúdo

Notícias

“Convergindo para o sucesso!” resume o primeiro evento de empreendedorismo do IFMG Campus Ponte Nova

publicado: 27/11/2019 17h15, última modificação: 10/12/2019 09h44

 
A partir de uma parceria viabilizada pelas professoras Cássia Pires (IFMG Ponte Nova) e Ronise Suzuki (EmpreendIF/IFSP Campus Registro), no dia 25 de novembro deste ano, ocorreu a I Convergência Empreendedora do IFMG Ponte Nova!

As apresentações foram feitas em formato de Pitch e os projetos de negócios foram desenvolvidos ao longo do segundo semestre por estudantes dos cursos técnicos integrados com o acompanhamento das professoras Cássia e Ronise, da equipe de mentores do EmpreendIF e dos professores Edson Sena, Luciano Esperidião e Saulo Henrique da área técnica de informática do campus.

"Poder apresentar nossa StartUp para pessoas com tanta experiência e receber um feedback detalhado de cada um dos jurados não tem preço. Perceber a qualidade dos trabalhos dos meus colegas e  que temos potencial nos motivou muito, ainda mais com a surpresa do primeiro lugar ficamos honrados e confiantes em levar a ideia adiante. Obrigado a todos que nos ajudaram, principalmente a mentora Vitória Suzuki da EmprendIf e a professora Cássia Pires sempre nos estimulando a ir mais longe  ". Depoimento do estudante João Melo, do 2° ano de Informática, um dos idealizadores da Game Core.


Consideramos que alcançamos êxito ao viabilizar a convergência de ideias entre empresários, investidores e especialistas para alavancar o desenvolvimento dos projetos dos discentes do IFMG Ponte Nova e estimular o empreendedorismo e a inovação.

Prova disso foi o retorno positivo dos avaliadores Prof. Alan Ferreira de Freitas (Departamento de Administração/UFV), Paulo Márcio de Freitas (Empreendedor com 20 anos de experiência, CEO da Cientec Aceleradora e presidente da Casa do Empresário de Viçosa na gestão 2015-2018), Patrícia Castro Martins ( Sebrae/ Regional Zona da Mata e Vertentes), Profa Wânia Candida (Coordenadora do Curso de Administração/Faculdade Dinâmica) e Prof. Willian Magno (Informática/IFMG e Consultor).

Para Paulo Márcio de Freitas “Foi uma grande honra poder ter participado da banca de avaliação dos pitchs da I Convergência Empreendedora do IFMG Ponte Nova. O resultado dos projetos dos alunos foi surpreendente! Muita qualidade técnica, domínio do assunto e, principalmente, propostas de negócios inovadores e promissores. Como resultado, fiz o convite para os participantes de dois grupos para  procurarem nossa Aceleradora quando formarem, pois acreditamos no potencial destes alunos. Parabéns aos idealizadores, organizadores e executores deste projeto.”


Participaram da Convergência as seguintes equipes:

 

Premiados

        Após as defesas e arguições, os avaliadores 
         chegaram ao seguinte resultado:

        • 1° lugar: Game Core (João Melo e João Victor Baião)

         • 2° lugar: BIM’s  - Tornozeleira sensorial (Mateus
         Guimarães, Igor Assis, Matheus Rosa e Bruna Santos)      
   

        • 3° lugar:  Aroma – Cafeteria Executiva com Espaço Kids
         (Júlia Vasconcelos, Brenda Souza, Clarice Lana, Hellen
         Guimarães)  

 

 Agradecemos o apoio das instituições  Cientec Viçosa,  UFV, Sebrae, Faculdade Dinâmica  e o patrocínio do Laticínios Porto Alegre nas premiações dos primeiros colocados.

A Profa Cássia Pires, coordenadora do evento e responsável pelas disciplinas de Empreendedorismo, ressalta que:

“Independente do ranking, a jornada de aprendizagens que construímos extrapola o espaço da escola e permite o entendimento de que para empreender é preciso uma leitura crítica da realidade, espírito de equipe, buscar parcerias, fundamentação científica e tecnológica para criar (novas) soluções para os problemas da nossa sociedade, acreditar na “grande ideia” e trabalhar para que ela se torne realidade. Estou orgulhosa de todos os times que se dedicaram em fazer o melhor em seus projetos, da parceria com o EmpreendIF / IFSP e dos apontamentos dos avaliadores! Que venha mais uma Convergência em 2020!”

registrado em: