Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia Nacional de Mobilização da Rede Federal

Dia Nacional de Mobilização da Rede Federal

Campus Avançado Ponte Nova participa do Dia nacional de mobilização da Rede Federal em defesa da escola pública e dos Institutos Federais
publicado: 30/09/2016 10h41, última modificação: 30/09/2016 10h57

O Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado Ponte Nova, promoveu no dia 29 de setembro de 2016 às 11 horas, um ato de mobilização da comunidade acadêmica em defesa da educação pública. A ação foi realizada em todos os demais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do país, representando o DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO da Rede Federal, com a realização de atividades que possam dar amplo conhecimento e sensibilizar as comunidades escolares para que se incorporem ao processo de discussão sobre o futuro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A mobilização aconteceu no espaço de convivência do IFMG Campus Avançado Ponte Nova, e contou com a participação dos docentes, discentes, técnicos administrativos e colaboradores do campus. Na oportunidade, os participantes assistiram ao vídeo sobre a história da Rede Federal de Educação. Posteriormente, o Diretor Geral do campus, professor Leonardo de Paiva Barbosa, realizou a leitura da Carta de Vitória em defesa da Educação Pública e dos Institutos Federais. A Carta de Vitória faz parte de um conjunto de estratégias pensadas para fortalecer a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e foi elaborada durante a realização 40ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), encerrada no dia 26/09/2016, em Vitória – ES. Ao final da Reditec este documento foi apresentado, havendo comprometimento dos dirigentes em apoiar a luta pela qualidade da educação pública, gratuita e de excelência.

Durante a leitura do documento, aspectos relacionados à reformulação do ensino médio e o quadro orçamentário das instituições federais foram discutidos. Em seguida, a Diretora de Ensino do campus, Débora Martins Artiaga, realizou uma apresentação sobre a Medida Provisória 746, indicando que tal MP traz de volta a dicotomia entre formação geral humanística e a profissional – lançada pelo Governo FHC com o Decreto 2.208/97, mas vai além ao propor também a separação entre a base comum nacional e as áreas de ênfases do conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e naturais e ensino técnico profissional. Na sequência, os docentes do campus, Cássia do Carmo Pires Fernandes, Luciano Vilas Boas Espiridião e Cássio Oliveira Lignani fizeram uma explanação baseada na importância dos Institutos Federais na transformação das pessoas, das comunidades, dos servidores públicos e do país, sensibilizando todos os presentes sobre a necessidade de uma ampla discussão sobre o cenário atual. O discente Matheus de Oliveira, aluno do curso técnico integrado em Administração, apresentou um discurso emocionante e politizado sobre a influência da instituição na sua formação cidadã e acadêmica, e a situação política que nos encontramos. A mobilização foi finalizada com a apresentação da música "O trono do estudar".

Acesse o vídeo e conheça a história da Rede Federal de Educação

Acesse as fotos do evento em nosso Facebook