Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Avançado Ponte Nova realiza o I Encontro de Educação Inclusiva

Campus Avançado Ponte Nova realiza o I Encontro de Educação Inclusiva

publicado: 04/05/2017 17h25, última modificação: 04/05/2017 17h25
"Esse evento representa um marco na história do nosso campus por colocar em evidência uma temática tão relevante. Comemorar o reconhecimento de uma língua vai além de um status linguístico, é dar voz a um povo, reconhecê-los a partir da sua identidade cultural e como parte de nossa sociedade. Nosso Encontro possibilitou uma novo olhar sobre a 'surdez' não a partir de um diagnóstico clínico que enfatiza a deficiência, mas em uma perspectiva sociocultural que dá autonomia à essa comunidade de significar o mundo por meio da visualidade. A participação dos alunos e da comunidade externa neste evento nos trouxe imensa satisfação em realizá-lo e desejo em promover novas ações a favor de uma Educação mais inclusiva."  Depoimento da Tradutora e Intérprete da Língua de Sinais, Hadassa Rodrigues Santos.

Nos dias 25 e 28 de abril de 2017, foi realizado o I Encontro de Educação Inclusiva no campus Avançado Ponte Nova.

O evento foi feito em comemoração aos 15 anos de regulamentação da Lei da Libras (Lei 10.436/2002) que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como segunda língua oficial do país.

Durante o encontro, tivemos a participação da Pedagoga surda, Leuciani Rossi, que deu uma Palestra intitulada "Libras: que língua é essa?", abordando assuntos como o reconhecimento da língua e a história da educação para surdos.

Contamos a presença de servidores e estudantes do campus Avançado Ponte Nova e também da comunidade  externa.