Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ponte Nova lança Portal na Internet
conteúdo

Notícias

Campus Ponte Nova lança Portal na Internet

Aproveitando a reformulação dos portais Institucionais dos campi e da Reitoria, o Campus Ponte Nova construiu o seu primeiro portal institucional. A proposta de reestruturação dos portais seguiu uma recomendação da Secretaria de Comunicação do Governo Federal (SECOM) que objetiva não somente uma melhor organização da estrutura das informações, mas também prima por aspectos como segurança e acessibilidade.
publicado: 13/05/2016 09h01, última modificação: 16/05/2016 17h20
Exibir carrossel de imagens Site do campus exibido em diversos dispositivos

Site do campus exibido em diversos dispositivos

 Site do campus exibido em vários dispositivos

 

Aproveitando a reformulação dos portais Institucionais dos campi e da Reitoria, o Campus Ponte Nova construiu o seu primeiro portal institucional. A proposta de reestruturação dos portais seguiu uma recomendação da Secretaria de Comunicação do Governo Federal (SECOM) que visa uma melhor organização da estrutura das informações, mas prima, também, por aspectos relativos à segurança e acessibilidade.

O portal

Assim, através do portal Institucional que já está disponível no endereço www.ifmg.edu.br/pontenova, os alunos, servidores e cidadãos terão pleno acesso aos conteúdos e serviços ofertados pelo Campus. Será possível encontrar informações referentes a editais de pesquisa, extensão, monitoria e bolsas. Além disso, serão disponibilizados dados relativos a licitações, bem como informes concernentes a contratos, horários de aula, calendário e notícias. Vários outros serviços, assuntos e notícia estarão acessíveis ao passo de um simples clique.

Trabalho em equipe

A reestruturação dos portais passou por uma ampla discussão entre a equipe de Comunicação e TI da Reitoria e dos campi. Importante destacar que foram realizados treinamentos das equipes que ficaram responsáveis pelo conteúdo e formatação dos portais. Todo o trabalho foi coordenado pelas equipes de TI e Comunicação da Reitoria que deram e estão dando todo o suporte para a implantação dos novos portais.

Acessibilidade

Nesta nova plataforma, todos os conteúdos serão acessíveis por todas as pessoas, sejam elas portadoras de necessidades especiais ou não. Destaca-se, ainda, a melhoria na acessibilidade para usuários com deficiência visual, definidas pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Este modelo de site institucional foi projetado para aprimorar a experiência dos usuários e apresentam importantes melhorias em relação ao antigo como: segurança, estabilidade, rapidez de acesso e flexibilidade. (ref.: http://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/component/content/article?id=188)

Redes sociais e dispositivos móveis

Os novos recursos permitem a publicação de diversos tipos de conteúdo e maior integração com redes sociais, tornando-se uma ótima ferramenta de comunicação, além da disponibilidade de acesso por diferentes dispositivos móveis como smartphones e tablets, que foram aprimorados pelo design responsivo do novo portal. (ref.: http://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/component/content/article?id=188)

Publicidade e transparência

Todo o conteúdo produzindo e publicado no portal institucional ficará registrado em nossas bases de dados para futuras consultas e para a devida publicidade dos atos referentes à gestão pública. Estes registros estarão disponíveis e acessíveis a todos os cidadãos na forma de uma prestação de contas online.