Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ponte Nova realiza Memorial para lembrar os 130 anos da Abolição da Escravidão no Brasil
conteúdo

Notícias

Campus Ponte Nova realiza Memorial para lembrar os 130 anos da Abolição da Escravidão no Brasil

publicado: 23/05/2018 15h13, última modificação: 23/05/2018 15h13

Nesta quarta-feira, dia 23 de maio, a comunidade escolar do IFMG Campus Avançado Ponte Nova realizou um  Memorial para lembrar os 130 anos da Abolição da Escravidão no Brasil, completados no último dia 13 de maio.

Com o objetivo de propor uma reflexão sobre as questões históricas e sociais que envolvem a escravização de seres humanos no Brasil, o evento contou com a apresentação da peça teatral "A história de uma luta", organizada pelo Centro Cultural Senzala, coordenado pelo Professor Leandro Capoeira. Na sequência, também foi realizada uma apresentação de maculelê, seguida de uma roda de capoeira e de conversa.       

Durante a roda de conversa, o professor Leandro Capoeira ressaltou que as condições de vida das populações negras ainda é muito afetada pela herança escravocrata. Racismo, exclusão, violência e ausência de oportunidades marcam o cotidiano das populações descendentes dos indivíduos escravizados. José Costa, docente de filosofia e ciências sociais do Campus, falou sobre a necessidade de momentos de lembrança, para nos mantermos atentos aos modos como nossa sociedade foi construída e suas consequências atuais. O evento contou com a participação de estudantes dos cursos técnico-integrados, docentes e técnicos-administrativos, que foram convidados a participar da roda de capoeira. 

A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira, conhecida em todo o mundo. A prática envolve luta, dança, esporte e arte e foi um dos principais elementos de manifestação de revolta dos escravizados no Brasil, por possibilitar a utilização do corpo como meio para defesa e ataque. Desde 2014, a capoeira é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

registrado em: