Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça os resultados da última Autoavaliação Institucional do IFMG

Conheça os resultados da última Autoavaliação Institucional do IFMG

publicado: 31/07/2017 16h59, última modificação: 31/07/2017 16h59

Está disponível o Relatório da Autoavaliação Institucional de 2016. Fruto dos resultados de um questionário disponibilizado para todo o Instituto – alunos, servidores e comunidade externa – no segundo semestre do ano que passou, o documento traz a percepção dos respondentes sobre aspectos diversos, que vão de políticas institucionais a infraestrutura.

Conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que possui representantes de todos os campi e da Reitoria, o processo permite traçar um perfil do Instituto considerando suas atividades, cursos, programas, projetos e setores. São trabalhados os cinco eixos propostos no instrumento de avaliação externa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas políticas de gestão, e infraestrutura física.

Em 2016, mais de 4 mil pessoas, da comunidade interna e externa, responderam ao questionário – o maior número de respondentes desde o início da realização deste processo pelo Instituto. A avaliação foi disponibilizada no período de 26 de setembro a 11 de novembro de 2016 e envolveu todos os campi.

Panorama

A Comissão Central (Reitoria), responsável pela elaboração do relatório parcial com dados de todo o IFMG, destaca alguns pontos do documento. No eixo I, sobre planejamento e avaliação institucional, um dos itens apontados é a necessidade de melhoria na propagação dos resultados da própria autoavaliação institucional. “Para isso, temos o desafio de divulgar o trabalho da CPA, com vistas a despertar o interesse da comunidade acadêmica em torno do debate avaliativo, além de intensificar a comunicação dos resultados em si”, comenta o presidente da CPA, Alexander Fuccio.

"Convidamos a comunidade acadêmica a acessar o documento completo e conhecer melhor o IFMG."

A análise do eixo 2, que avalia a missão, o plano de desenvolvimento institucional e a responsabilidade social do IFMG, mostra aspectos positivos, como a qualidade do ensino ofertado pelo Instituto e a formação de profissionais capazes de atender às demandas da sociedade. No entanto, percebem-se pontos que demandam intervenções mais emergenciais, como a contribuição do IFMG no desenvolvimento regional e a promoção de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, para a preservação do meio ambiente e para o respeito à diversidade.

Em relação ao eixo III, políticas acadêmicas, destacam-se questões como a assistência ao aluno em situação de vulnerabilidade, que obteve avaliação positiva superior a 50% em todos os segmentos (veja gráfico). Por outro lado, a oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC) obteve avaliação positiva inferior a 20% entre os servidores.

autoavaliação 2017

Gráfico: Assistência ao aluno em situação de vulnerabilidade (oferta de auxílios socioeconômicos, alojamento, alimentação etc)

Quanto às políticas de gestão (eixo IV), destacam-se os resultados relativos à política de pessoal, cujas perguntas foram respondidas apenas por servidores (técnicos e docentes). De modo geral, as condições do ambiente de trabalho foram bem avaliadas e houve, também, avanços no que diz respeito ao dimensionamento e alocação de servidores, em comparação com a avaliação anterior. Entretanto, percebe-se que ainda existem anseios dos servidores que necessitam de atenção, especialmente quanto a capacitação e a saúde/segurança no trabalho.

No quesito infraestrutura física (eixo V), o IFMG obteve boa avaliação das condições de limpeza e conservação de espaços físicos. Mas, por outro lado, as condições dos laboratórios são apontadas como um ponto frágil, com baixo índice de satisfação por parte dos respondentes. “Esses são apenas alguns exemplos dos resultados. Convidamos a comunidade acadêmica a acessar o documento completo e conhecer melhor o IFMG por meio do que aponta a autoavaliação”, ressalta Alexander Fuccio. Também podem ser acessados os resultados detalhados de cada campus, nos sites das unidades.

[Acesse o relatório completo]

Autoavaliação
A Avaliação Institucional integra as propostas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo foi implementado pela CPA no IFMG em 2010, visando oferecer aos gestores um panorama das condições em que a Instituição se encontra, destacando potencialidades e fragilidades, e propondo ideias para as melhorias e transformações. Conforme disposto no relatório produzido pela Comissão em 2016, “a participação no processo avaliativo é de extrema importância para o sucesso do desenvolvimento do Instituto. Por isso, seu objetivo é tornar toda a comunidade acadêmica protagonista do fortalecimento de uma educação pública de qualidade”.

Fonte: Portal IFMG