Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edição 2022 do Planeta IFMG vai ser realizada entre os dias 23 e 25 de novembro

Edição 2022 do Planeta IFMG vai ser realizada entre os dias 23 e 25 de novembro

Inscrições para o evento estarão disponíveis em breve
publicado: 08/09/2022 08h32, última modificação: 08/09/2022 08h32

Inicialmente agendada para o mês de junho, a edição 2022 do Planeta IFMG está confirmada: será realizada no período de 23 a 25 de novembro. A programação vai contar com palestras, mesas redondas, oficinas e as seguintes mostras de trabalhos: X Seminário de Iniciação Científica, III Seminário Saberes da Extensão, VII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação e II Mostra de Projetos de Ensino.

Fique atento, nas próximas semanas serão abertas as inscrições pelo site

Saiba mais sobre o Planeta IFMG

O Planeta IFMG é a evolução do Planeta Inovação, evento realizado em 2018 e 2019 que promovia atividades ligadas à inovação e à difusão do conhecimento científico.

A pandemia impediu que a edição 2020 do Planeta Inovação fosse realizada, porém a equipe do IFMG repensou o modelo do evento para 2021 e preconizou a indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, resultando em 112 trabalhos submetidos, mais de 1.500 participantes inscritos e 500 voluntários atuando na organização e execução do Planeta IFMG.

Trata-se de um evento de natureza acadêmica destinado a dar amplo conhecimento às comunidades interna e externa do IFMG sobre as diversas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas por servidores e estudantes do Instituto.  Um lugar, ainda que virtual, onde é possível saber mais sobre assuntos como Ciência, Inovação, Ensino e Aprendizagem, Trabalho, Cultura, Inclusão, ou seja, um ambiente onde o mundo real está em movimento.

Ainda que o evento não possua um tema central integrador, a Comissão Científica convida servidores e estudantes a refletirem sobre temas emergentes na sociedade e se organizarem para propor atividades que demonstrem como a Educação plural, crítica e de alto nível técnico do IFMG  atua para:

• Popularizar a ciência e o conhecimento e combater o anti-cientificismo.
  • Promover uma sociedade sem qualquer tipo de preconceito e violência.
  • Criar espaços de inclusão e defesa da dignidade de minorias, respeitando a pluralidade dos sujeitos e a diversidade cultural.
  • Ampliar a participação das mulheres na ciência, na política, no mundo do trabalho e demais espaços de exercício da cidadania.
  • Formar profissionais com as competências técnicas e comportamentais para atuar em uma sociedade em constante transformação.
  • Promover a inovação tecnológica, o desenvolvimento regional e a integração competitiva dos territórios
  • Conscientizar a comunidade acadêmica sobre a necessidade de estabelecer relações sustentáveis na economia e com a natureza.
  • Refletir sobre eventos atuais (desastres e crimes ambientais, conflitos armados, populações deslocadas, etc.) na perspectiva da proteção dos direitos humanos e promoção da paz.
registrado em: