Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital, fruto de parceria firmada entre Conif e ConTIC, vai distribuir premiação a estudantes da Rede Federal
conteúdo

Notícias

Edital, fruto de parceria firmada entre Conif e ConTIC, vai distribuir premiação a estudantes da Rede Federal

publicado: 27/09/2021 13h58, última modificação: 27/09/2021 13h58

Estão abertas as inscrições para o Edital Conif-Contic nº 09/2021 no período entre 14 de setembro e 18 de outubro, no site do Conif (www.portal.conif.org.br). Os estudantes da Rede Federal interessados em participar vão concorrer a prêmios, mediante apresentação de projetos que explorem os quatro eixos temáticos: Virtuosidade econômica; Inovação e transformação digital; Segurança e confiabilidade; Responsabilidade social e digital.

O lançamento do edital ocorreu em 15 de setembro, durante o Painel Telebrasil 2021. O edital, contendo os termos de participação e os pré-requisitos para os projetos, foi lançado durante a programação principal do Painel, no webinar “O mundo do trabalho e as novas tecnologias”, que contou com a participação da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Sônia Regina Fernandes.

O Painel Telebrasil abre para estudantes e docentes da Rede Federal uma oportunidade de contato com alguns dos mais importantes profissionais do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), de acordo com a presidente do Conif. “O painel é uma experiência fantástica e ajuda a darmos passos largos rumo ao desenvolvimento do Brasil para que se constituam ferramentas de uma cultura digital. Não podemos ficar às margens desse processo” destaca.

Tanto os cursos como a premiação dos projetos – R$ 10 mil para os vencedores em cada tema e mais R$ 5 mil para o mais popular – ocorrem no contexto da parceria firmada entre o Conselho e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC). Esta última reúne as principais empresas brasileiras nas áreas de serviços de telecomunicações, internet, construção de infraestrutura de redes de telecomunicações e informática.

“O edital fruto dessa parceria evidencia o protagonismo da Rede no desenvolvimento econômico dos arranjos produtivos locais onde há campi e contribui com o fortalecimento do país como um todo. Esperamos que parceiras como essa frutifiquem para que consigamos construir um país melhor”, completa Sônia. Marcio Girão, presidente da ConTIC, fez a mediação do webinar. Na oportunidade, ele reforçou a importância da parceria e apontou que a iniciativa será importante indutora da inovação e da descoberta de novos talentos.

Cursos – Para participar do Edital Conif-Contic nº 09/2021 é necessário que os interessados se inscrevam nos cursos sobre Novas Tecnologias e o Mundo do Trabalho do Painel Brasil. Executivos de empresas do setor de telecomunicações, como Algar Telecom, Claro, Oi, Tim e Vivo, vão ministrar cursos gratuitos e com certificação, oferecidos como programação paralela ao Painel. A Huawei, como patrocinadora do projeto, também disponibilizará especialistas para incrementar o conteúdo dos cursos.

Painel Telebrasil – O evento está oferecendo gratuitamente um programa de formação focado em 5G, IoT, redes de fibra e segurança cibernética, e apresentado em quatro dias – 15, 22 e 29 de setembro e 6 de outubro –, sempre de 16h às 18h. As aulas serão ministradas online, por especialistas de grandes empresas de telecomunicações e haverá emissão de certificados de participação. Para o Painel Telebrasil, as inscrições seguem abertas.

Para acompanhar as aulas, basta acessar o endereço www.paineltelebrasil.org.br. Assim, será possível garantir um duplo acesso, isto é, tanto para a programação oficial do evento, que contará com a presença de autoridades governamentais, convidados internacionais e lideranças do setor de telecomunicações, como, claro, para os cursos.

Acesse o Edital Conif-Contic nº 09/2021.

Inscreva-se!

 

 

Fonte: Reitoria
registrado em: